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Método AIDA: Saiba o que é e como ele pode ajudar suas estratégias de marketing

Uma das estratégias mais famosas do marketing digital é o método AIDA, mecanismo de divulgação e conversão de vendas voltado para o comportamento do consumidor. AIDA é a junção das iniciais das vertentes que conduzem essa metodologia e significa: Atenção; Interesse; Desejo; Ação. Em linhas gerais, cada letra da sigla AIDA representa uma fase da […]
método AIDA

Publicado em: 25 de February de 2021

Uma das estratégias mais famosas do marketing digital é o método AIDA, mecanismo de divulgação e conversão de vendas voltado para o comportamento do consumidor.

AIDA é a junção das iniciais das vertentes que conduzem essa metodologia e significa:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação.

Em linhas gerais, cada letra da sigla AIDA representa uma fase da tomada de decisão do cliente, desde a primeira vez que ele toma conhecimento do produto até o momento em que ele decide adquirir esse produto.

O produto pode ser um site, uma newsletter, um vídeo – depende do que você está vendendo. O objetivo principal do método AIDA é concretizar vendas.

Essa metodologia tem como complemento o funil de vendas. Cada uma das etapas corresponde a um passo que o cliente dá para concluir (ou não) uma compra.

Saiba mais sobre esses estágios a seguir.

Atenção

É o momento em que a pessoa descobre sua marca, a primeira impressão. É importante passar uma mensagem que te diferencie de outras empresas, assim como apostar em designs atraentes.

Para maximizar o número de possíveis clientes nessa etapa, leve em consideração o local onde eles se encontram, com qual frequência eles estão lá e aposte no fator de choque.

No marketing digital, é fundamental ser encontrado no Google. Para isso, crie títulos com palavras-chave populares e estude técnicas de SEO.

SEO é um conjunto de práticas de redação para internet que aumenta a relevância das suas publicações no Google. É essencial para conseguir mais acessos e mais engajamento.

Interesse

Depois de chamar a atenção, é preciso manter ela e despertar o interesse da sua persona, que é um personagem fictício criado para representar o tipo de usuário ideal baseado em características reais daquele público.

A principal forma de fazer isso é mostrar que seu produto soluciona problemas.

Nessa etapa o consumidor já entrou no funil de vendas, mas você ainda precisa ajudá-lo a amadurecer a ideia da compra.

Para isso, apresente as principais qualidades do seu produto em um site responsivo e bem diagramado.

Site responsivo é aquele que se adapta a qualquer meio, como computador, celular e tablet. 

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2020, 98% dos brasileiros acessam a internet, principalmente, pelo celular.

Desejo

Agora o público-alvo sabe que seu produto soluciona problemas. O próximo passo é ressaltar todas as qualidades dele utilizando depoimentos de consumidores satisfeitos e formas de garantia, por exemplo.

O público deve sentir vontade de consumir o que você está oferecendo. Por isso, aposte em um site com design atraente e em materiais como tutoriais, e-books e guias.

É importante ressaltar que o número de pessoas que chegará a esse estágio será menor do que o número de pessoas nos estágios anteriores, por conta do estreitamento do funil de vendas.

Ação

A etapa final é a hora em que o consumidor decide concretizar a compra. Então você deve deixar todas as informações de contato muito bem posicionadas para não confundi-lo.

Existem estratégias que privilegiam a ação, como testes gratuitos, descontos e criar um sentimento de urgência (“só hoje”, “oferta por tempo limitado”).

Atente-se também ao Call to Action (CTA), texto que convida o leitor a realizar uma ação como baixar um e-book ou acessar um canal no YouTube.

A seguir, leia mais exemplos sobre a aplicação do Método AIDA em Marketing Digital.

Como usar o método AIDA no marketing digital

Não é o mais indicado investir em marketing sem saber claramente qual persona você quer atingir.

Por exemplo: uma ginecologista deve investir em estratégias para chegar a mulheres que residam em Campinas. Isso potencializa a atenção do consumidor por causa da proximidade geográfica.

Ir ao ginecologista é uma questão de saúde, ou seja, toda mulher precisa de uma ginecologista de confiança. 

Passe essa confiança por meio do seu site, apresentando experiências prévias e depoimentos das pacientes antigas. 

O interesse é despertado por informações pertinentes. O consumidor em potencial precisa ser apresentado a fatos que não conhece e que podem ser importantes para ele. 

Produzir um post sobre licenciamento ambiental pode atrair o interesse de empresas que utilizam recursos naturais, ramo que possui uma série de especificações.

Extrair recursos naturais exige muitas autorizações e muita cautela para não causar danos definitivos ao meio ambiente. 

Destacar informações a respeito disso em blog posts com certeza atrairá um grande número de pessoas.

Da mesma forma, se a empresa precisa cuidar da recuperação de áreas degradadas, faça posts que apresentem formas de realizar essa ação dentro da lei. Pesquise e consulte especialistas para trazer conteúdo de qualidade. 

Existem diversas maneiras de recuperar áreas degradadas. Empresas de engenharia são especialistas nisso. 

O gerenciamento de áreas contaminadas demanda tempo e conhecimento. Essa atividade é primordial para uma atuação plena.

A investigação confirmatória é feita para identificar se há contaminação ou não na área a ser explorada. 

Essa etapa de gerenciamento de áreas contaminadas é essencial para descobrir se a área em questão é adequada.

O desejo é condicionado às informações disponíveis sobre determinado produto ou serviço. Elas devem estar bem explícitas e aliadas a um design responsivo e atraente.

Nesse estágio o consumidor está chegando ao fim do funil.

Ao oferecer aluguel de sala por hora, destaque as medidas das salas e a localização delas. Disponibilize fotos que possibilitem a visão de todo o espaço.

Valorize o serviço que você está oferecendo. Mostre que você domina o assunto para ganhar a confiança de quem chegou até seu conteúdo. 

Cite exemplos da comodidade e da importância do aluguel comercial para empresas.

Na tomada de ação, medidas que despertem uma atitude instantânea do cliente são cruciais. Os preços e as vantagens precisam estar bem destacados, junto de eventuais vantagens que o público pode ter.

Imagine que uma pessoa esteja precisando fazer uma reforma no seu estabelecimento. 

Pesquisando na internet ela encontra o contato de empresas de construção civil que oferecem orçamento gratuito.

Essa vantagem já é o suficiente para que a pessoa considere contratar a empresa. É preciso abrir mão de certos ganhos pontuais para ser recompensado duplamente no futuro.

Lembre-se de que essas informações têm que estar destacadas no seu site para evitar desistências.

Nesse sentido, se o site de uma clínica popular destaca os preços de consultas e exames e eles realmente são abaixo da média do mercado, o consumidor tem grandes chances de concretizar a compra.

Origem do Modelo AIDA

O Modelo AIDA foi criado pelo publicitário norte-americano Elmo Lewis em 1898 a partir do slogan “Atraia atenção, mantenha interesse, crie desejo e consiga ação” escrito por ele para descrever a forma eficaz de propaganda.

Lewis foi o responsável pelas primeiras discussões sobre publicidade na imprensa. Inicialmente, o AIDA era usado na composição de anúncios impressos como uma fórmula.

O ideal era que o anúncio contivesse um elemento para cada etapa, como uma imagem atrativa para gerar atenção, um subtítulo interessante, um corpo de texto que trouxesse novas informações e dados do anunciante no final.

Ele formulou um modelo tão eficiente que continua sendo usado hoje, mais de 100 anos depois de sua origem, e não só em anúncios escritos. Como mostrado no texto, o modelo AIDA é muito eficaz quando aplicado ao marketing digital.

A seguir, confira quais mídias podem ser beneficiadas pelo modelo AIDA.

  • Posts de blog; 
  • E-mail marketing;
  • Newsletters;
  • Vídeos;
  • Sites;
  • E-books.

Se combinadas por meio de uma estratégia de AIDA, cada uma dessas mídias potencializa a possibilidade de sucesso do seu produto.

Tenha uma estratégia bem definida que leve em conta as necessidades do consumidor e a relevância do produto que você está oferecendo. Estude as estratégias de seus concorrentes para se diferenciar deles.

Uma das melhores formas de despertar interesse é apostar em caminhos diferentes de divulgação. 

Não é porque seu concorrente usou o AIDA de determinado modo que você deve usar desse mesmo modo, muito pelo contrário.

Evolua seu negócio com o método AIDA

Agora você está preparado para evoluir no mercado com o método AIDA. Essa estratégia clássica de publicidade direciona o marketing digital para o cerne da questão: o consumidor.

Para conhecer mais seu público-alvo é pertinente pedir informações básicas em formulários no seu site, como idade, cidade e ocupação. 

Dessa forma é possível traçar um perfil de quem você está alcançando e quem você quer alcançar.


A concorrência no meio digital é grande e as tecnologias evoluem com muita rapidez, mas com esse método sua relevância aumentará, e consequentemente, suas vendas crescerão. O importante é se diferenciar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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