Uma das estratégias mais famosas do marketing digital é o método AIDA, mecanismo de divulgação e conversão de vendas voltado para o comportamento do consumidor.
AIDA é a junção das iniciais das vertentes que conduzem essa metodologia e significa:
- Atenção;
- Interesse;
- Desejo;
- Ação.
Em linhas gerais, cada letra da sigla AIDA representa uma fase da tomada de decisão do cliente, desde a primeira vez que ele toma conhecimento do produto até o momento em que ele decide adquirir esse produto.
O produto pode ser um site, uma newsletter, um vídeo – depende do que você está vendendo. O objetivo principal do método AIDA é concretizar vendas.
Essa metodologia tem como complemento o funil de vendas. Cada uma das etapas corresponde a um passo que o cliente dá para concluir (ou não) uma compra.
Saiba mais sobre esses estágios a seguir.
Atenção
É o momento em que a pessoa descobre sua marca, a primeira impressão. É importante passar uma mensagem que te diferencie de outras empresas, assim como apostar em designs atraentes.
Para maximizar o número de possíveis clientes nessa etapa, leve em consideração o local onde eles se encontram, com qual frequência eles estão lá e aposte no fator de choque.
No marketing digital, é fundamental ser encontrado no Google. Para isso, crie títulos com palavras-chave populares e estude técnicas de SEO.
SEO é um conjunto de práticas de redação para internet que aumenta a relevância das suas publicações no Google. É essencial para conseguir mais acessos e mais engajamento.
Interesse
Depois de chamar a atenção, é preciso manter ela e despertar o interesse da sua persona, que é um personagem fictício criado para representar o tipo de usuário ideal baseado em características reais daquele público.
A principal forma de fazer isso é mostrar que seu produto soluciona problemas.
Nessa etapa o consumidor já entrou no funil de vendas, mas você ainda precisa ajudá-lo a amadurecer a ideia da compra.
Para isso, apresente as principais qualidades do seu produto em um site responsivo e bem diagramado.
Site responsivo é aquele que se adapta a qualquer meio, como computador, celular e tablet.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2020, 98% dos brasileiros acessam a internet, principalmente, pelo celular.
Desejo
Agora o público-alvo sabe que seu produto soluciona problemas. O próximo passo é ressaltar todas as qualidades dele utilizando depoimentos de consumidores satisfeitos e formas de garantia, por exemplo.
O público deve sentir vontade de consumir o que você está oferecendo. Por isso, aposte em um site com design atraente e em materiais como tutoriais, e-books e guias.
É importante ressaltar que o número de pessoas que chegará a esse estágio será menor do que o número de pessoas nos estágios anteriores, por conta do estreitamento do funil de vendas.
Ação
A etapa final é a hora em que o consumidor decide concretizar a compra. Então você deve deixar todas as informações de contato muito bem posicionadas para não confundi-lo.
Existem estratégias que privilegiam a ação, como testes gratuitos, descontos e criar um sentimento de urgência (“só hoje”, “oferta por tempo limitado”).
Atente-se também ao Call to Action (CTA), texto que convida o leitor a realizar uma ação como baixar um e-book ou acessar um canal no YouTube.
A seguir, leia mais exemplos sobre a aplicação do Método AIDA em Marketing Digital.
Como usar o método AIDA no marketing digital
Não é o mais indicado investir em marketing sem saber claramente qual persona você quer atingir.
Por exemplo: uma ginecologista deve investir em estratégias para chegar a mulheres que residam em Campinas. Isso potencializa a atenção do consumidor por causa da proximidade geográfica.
Ir ao ginecologista é uma questão de saúde, ou seja, toda mulher precisa de uma ginecologista de confiança.
Passe essa confiança por meio do seu site, apresentando experiências prévias e depoimentos das pacientes antigas.
O interesse é despertado por informações pertinentes. O consumidor em potencial precisa ser apresentado a fatos que não conhece e que podem ser importantes para ele.
Produzir um post sobre licenciamento ambiental pode atrair o interesse de empresas que utilizam recursos naturais, ramo que possui uma série de especificações.
Extrair recursos naturais exige muitas autorizações e muita cautela para não causar danos definitivos ao meio ambiente.
Destacar informações a respeito disso em blog posts com certeza atrairá um grande número de pessoas.
Da mesma forma, se a empresa precisa cuidar da recuperação de áreas degradadas, faça posts que apresentem formas de realizar essa ação dentro da lei. Pesquise e consulte especialistas para trazer conteúdo de qualidade.
Existem diversas maneiras de recuperar áreas degradadas. Empresas de engenharia são especialistas nisso.
O gerenciamento de áreas contaminadas demanda tempo e conhecimento. Essa atividade é primordial para uma atuação plena.
A investigação confirmatória é feita para identificar se há contaminação ou não na área a ser explorada.
Essa etapa de gerenciamento de áreas contaminadas é essencial para descobrir se a área em questão é adequada.
O desejo é condicionado às informações disponíveis sobre determinado produto ou serviço. Elas devem estar bem explícitas e aliadas a um design responsivo e atraente.
Nesse estágio o consumidor está chegando ao fim do funil.
Ao oferecer aluguel de sala por hora, destaque as medidas das salas e a localização delas. Disponibilize fotos que possibilitem a visão de todo o espaço.
Valorize o serviço que você está oferecendo. Mostre que você domina o assunto para ganhar a confiança de quem chegou até seu conteúdo.
Cite exemplos da comodidade e da importância do aluguel comercial para empresas.
Na tomada de ação, medidas que despertem uma atitude instantânea do cliente são cruciais. Os preços e as vantagens precisam estar bem destacados, junto de eventuais vantagens que o público pode ter.
Imagine que uma pessoa esteja precisando fazer uma reforma no seu estabelecimento.
Pesquisando na internet ela encontra o contato de empresas de construção civil que oferecem orçamento gratuito.
Essa vantagem já é o suficiente para que a pessoa considere contratar a empresa. É preciso abrir mão de certos ganhos pontuais para ser recompensado duplamente no futuro.
Lembre-se de que essas informações têm que estar destacadas no seu site para evitar desistências.
Nesse sentido, se o site de uma clínica popular destaca os preços de consultas e exames e eles realmente são abaixo da média do mercado, o consumidor tem grandes chances de concretizar a compra.
Origem do Modelo AIDA
O Modelo AIDA foi criado pelo publicitário norte-americano Elmo Lewis em 1898 a partir do slogan “Atraia atenção, mantenha interesse, crie desejo e consiga ação” escrito por ele para descrever a forma eficaz de propaganda.
Lewis foi o responsável pelas primeiras discussões sobre publicidade na imprensa. Inicialmente, o AIDA era usado na composição de anúncios impressos como uma fórmula.
O ideal era que o anúncio contivesse um elemento para cada etapa, como uma imagem atrativa para gerar atenção, um subtítulo interessante, um corpo de texto que trouxesse novas informações e dados do anunciante no final.
Ele formulou um modelo tão eficiente que continua sendo usado hoje, mais de 100 anos depois de sua origem, e não só em anúncios escritos. Como mostrado no texto, o modelo AIDA é muito eficaz quando aplicado ao marketing digital.
A seguir, confira quais mídias podem ser beneficiadas pelo modelo AIDA.
- Posts de blog;
- E-mail marketing;
- Newsletters;
- Vídeos;
- Sites;
- E-books.
Se combinadas por meio de uma estratégia de AIDA, cada uma dessas mídias potencializa a possibilidade de sucesso do seu produto.
Tenha uma estratégia bem definida que leve em conta as necessidades do consumidor e a relevância do produto que você está oferecendo. Estude as estratégias de seus concorrentes para se diferenciar deles.
Uma das melhores formas de despertar interesse é apostar em caminhos diferentes de divulgação.
Não é porque seu concorrente usou o AIDA de determinado modo que você deve usar desse mesmo modo, muito pelo contrário.
Evolua seu negócio com o método AIDA
Agora você está preparado para evoluir no mercado com o método AIDA. Essa estratégia clássica de publicidade direciona o marketing digital para o cerne da questão: o consumidor.
Para conhecer mais seu público-alvo é pertinente pedir informações básicas em formulários no seu site, como idade, cidade e ocupação.
Dessa forma é possível traçar um perfil de quem você está alcançando e quem você quer alcançar.
A concorrência no meio digital é grande e as tecnologias evoluem com muita rapidez, mas com esse método sua relevância aumentará, e consequentemente, suas vendas crescerão. O importante é se diferenciar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.