Vamos otimizar os resultados digitais do seu negócio?

Solicitar Orçamento

Fale com a gente e entenda o que podemos fazer pela sua empresa. Nós te responderemos dentro de 1 dia útil.

Gostaria de receber nossos e-mails personalizados com estratégias e materiais sobre marketing digital?*

Por que a automação é indispensável para melhorar o relacionamento com os clientes?

Relacione-se com a sua base de leads, comunique-se de maneira automatizada e converta mais Leads em clientes com a Automação de Marketing.

Publicado em: 18 de February de 2021

O comportamento dos consumidores para com as marcas e produtos que pretendem comprar mudou drasticamente com a consolidação do ambiente virtual em suas vidas. Por isso, um bom relacionamento com clientes e possíveis clientes se tornou indispensável. Mas qual a relação disso com automação de marketing?

É através dos meios disponíveis na internet que o público tem se comunicado com as marcas, porém esses meios são inúmeros formas e diferentes entre si. Aí é onde a Automação de Marketing entra: para facilitar o dia a dia da sua equipe de marketing. Seu principal papel é tornar o diálogo com seus potenciais clientes mais personalizado e certeiro.

O que é Automação Marketing em si?

Essencialmente, a Automação de Marketing é uma forma mais eficiente de se relacionar com a sua base de leads e convertê-los em clientes, comunicando-se de maneira automatizada e, assim, evitando trabalho recorrente para sua equipe de marketing. Isso, porém, não significa que essas interações serão robotizadas ou artificiais, uma vez que essa prática pode gerar resultados negativos para suas vendas. Descubra, então, os motivos que fazem da Automação de Marketing indispensável para um melhor relacionamento com seus clientes.

Veja também: 5 Ferramentas de Automação de Marketing Digital para sua empresa.

Personalize o contato de cada cliente com a sua empresa

A personalização tem sido um diferencial chave para o sucesso de muitas empresas, pois ela permite uma identificação maior do consumidor com uma marca. As ferramentas de automação de marketing foram criadas justamente para este fim: criar diferentes fluxos de interações personalizadas para cada persona (tipo de cliente) que irá se relacionar com a sua empresa.

Mensagens e e-mails com o nome do usuário ou com conteúdo direcionados para ele são alguns exemplos de como utilizar essas ferramentas. Este tipo de interação faz com que as chances de um lead ser convertido em cliente aumentem, já que ele receberá um e-mail explicando os benefícios dos sabonetes faciais para peles oleosas, ou seja, um conteúdo especificamente direcionado para o tipo de persona que ele está categorizado no seu funil de vendas.

Com essa possibilidade de segmentação, sua empresa é capaz de personalizar a comunicação de uma forma mais sofisticada, fazendo com que as diferentes personas percorram caminhos pensados unicamente para elas, e não um trajeto genérico. Dessa forma, o lead se torna mais preparado e mais propenso a finalizar uma compra com a sua empresa.

Leads bem preparados têm mais chances de adquirir seu produto

Tendo em mente o tópico anterior, pessoas que conhecem melhor um determinado produto tem uma maior probabilidade de adquiri-lo. Isso porque ela está munida com informações, sobre os problemas que ele soluciona e benefícios que possui, que foram proporcionadas pelos fluxos de automação de marketing.

Assim, os chatbots, fluxos de e-mail marketing, publicações em redes sociais e conteúdos informativos irão fazer com que o lead conheça tudo que precisa saber sobre o produto que pretende comprar. Fazendo com que ele tenha mais segurança e certeza que a sua empresa oferece exatamente o que ele precisa, além de confiar na sua mensagem por conta da personalização. 

Mais eficiência no funil e, consequentemente, mais vendas

Utilizar o funil de vendas é uma excelente maneira de gerar mais leads e convertê-los em clientes, como bem sabemos. Mas você sabia que a automação de marketing torna essa técnica ainda mais eficiente?

São dois os motivos: primeiro, porque otimiza o tempo da sua equipe, já que será necessário criar uma nova interação a cada contato das personas; e segundo, pois os leads serão abordados no momento e com a linguagem correta, dentro do fluxo específico pensado para ele.

Dessa maneira, o marketing consegue gerar mais vendas com o melhor aproveitamento dos recursos.

Outro ponto positivo é que todas as atividades de automação passam por ferramentas que permitem que tudo seja monitorado e mensurado. Então, é possível visualizar a taxa de abertura de e-mails e as taxas de conversões nos estágios do funil. Assim, você pode identificar os pontos da estratégia que não estão funcionando, talvez seja a linguagem utilizada ou o tipo de conteúdo, e fazer a devida manutenção.

Maior satisfação e retenção de clientes

Ao tomarem a decisão de uma forma mais consciente, os clientes tendem a ficar mais satisfeitos com a compra final. Afinal, eles se envolveram tanto com o produto e com a marca que chegaram ao ponto de fechar negócio racionalmente.

Isso faz com que os clientes que passam pelos fluxos de automação criem laços com a sua marca, por conta do envolvimento proporcionado pela personalização, e recomendem ela para seus círculos sociais. Lembre-se também que sua estratégia de funil de vendas deve incentivar a retenção de clientes e indicação para conhecidos, isso pode ser feito através de fluxos de pós-venda.

Melhorar o relacionamento com os clientes ajuda a impulsionar suas vendas

Ao investir em ferramentas de automação, sua empresa estará promovendo o crescimento das vendas a curto e longo prazo. Isso porque, através delas, serão criados fluxos de automação para os meios que as pessoas utilizam para se comunicar com a sua marca, seja e-mail ou redes sociais. 

No curto prazo, as vendas irão aumentar por conta da comunicação personalizada, já que os consumidores se sentirão mais à vontade e convidados a interagir com a sua empresa. Já no longo prazo, uma vez que a estrutura estará consolidada, não será necessário contratar mais profissionais ou ferramentas, pois os processos apenas serão replicados aos novos leads e clientes. Necessitando apenas manutenções ocasionais.

Ou seja, a Automação de Marketing gera resultados a curto prazo, por conta do bom relacionamento com os consumidores, e a longo prazo, pois o investimento inicial é compensado pelo lucro e por não serem necessárias grandes alterações nos fluxos.

A automação de marketing é essencial para um melhor relacionamento com seus clientes

Por fim, o principal objetivo da Automação de Marketing é agir de uma forma pré-programada com as pessoas que interagirem com a sua marca através dos canais disponíveis. Sendo assim, garantir um relacionamento de qualidade com um possível comprador, oferecendo a ele exatamente o que ele precisa naquela situação; seja ela uma informação sobre o produto ou um conteúdo relacionado. Essas ferramentas são importantes para que você interaja com seu lead de forma ágil e precisa.

Agora que você já sabe como os fluxos de automação são indispensáveis para um melhor relacionamento com seus clientes, que tal implementá-los na sua empresa? A equipe da GB Creative possui toda a expertise necessária para implantar automações de marketing nos canais de comunicação da sua empresa, entre em contato conosco.

Conteúdos relacionados…

Inbound e-commerce: o que é?

Inbound e-commerce: o que é?

Você já ouviu falar em inbound e-commerce? Mas, com certeza, sabe o que é inbound marketing. Podemos dizer então, que...

Você sabe o que é persona?

Você sabe o que é persona?

Você sabe o que é persona? E você saberia dizer qual a sua importância para o seu negócio? Muitas pessoas acabam...

0 Comments