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A importância de um site responsivo para obter bons resultados com SEO

Ter um bom posicionamento em pesquisas no Google tem sido o que diferencia os negócios de sucesso dos demais negócios nos últimos anos. Mas para alcançar tais resultados é necessário implementar no site da sua empresa o conhecido SEO, ou Search Engine Optimization. Caso você não esteja familiarizado, ele nada mais é do que um […]

Publicado em: 10 de November de 2020

Ter um bom posicionamento em pesquisas no Google tem sido o que diferencia os negócios de sucesso dos demais negócios nos últimos anos. Mas para alcançar tais resultados é necessário implementar no site da sua empresa o conhecido SEO, ou Search Engine Optimization.

Caso você não esteja familiarizado, ele nada mais é do que um conjunto de técnicas que fazem como páginas ou conteúdo de um site serem os primeiros resultados ao pesquisar uma palavra-chave específica. Por ser um método orgânico e eficaz, tem se tornado muito popular no marketing digital.

Mas então qual é a relação entre um site responsivo e as ferramentas de SEO? Antes de responder a esta pergunta, precisamos entender o que é um site responsivo e os porquês de se ter um site responsivo .  

O que é um site responsivo?

Você já entrou em um site pelo celular e se deparou com um layout igual ao da área de trabalho, onde é quase impossível navegar por ele? Pois é, isso aconteceu porque ele não era um site responsivo

Para ser considerado responsivo, o site deve ser programado e desenvolvido de forma a se adequado em quaisquer dimensões de telas que o usuário pode utilizar, como um computador, smartphone ou tablet. Ou seja, este tipo de site é aquele que ajusta seu layout de acordo com a tela que você estiver usando para visualizá-lo de forma proporcional, usando a navegação e a experiência agradável em todos os dispositivos. 

Por quê, então, ter um site responsivo

É um fato que melhorar a experiência do usuário aumenta, e muito, conforme as chances de um negócio de sucesso. No ano passado (2019) uma pesquisa TIC Domicílio revelou que 58% dos brasileiros que acessam a internet usam ela exclusivamente pelo celular. Isso nos mostra como é de extrema importância que o seu consumidor tenha uma boa experiência com o seu site tanto através da tela de um computador quanto da tela de um smartphone.

Outro motivo decisivo é o fator aumento de vendas. Uma outra pesquisa também realizada em 2019, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, apresentada que 86% dos consumidores conectados à internet realizaram ao menos uma compra online no ano passado. Além disso, desse total, 67% utilizaram o smartphone para concluir a compra. O que mostra a força que o e-commerce tem ganhado e fique atento, pois esses números devem aumentar ainda mais em 2020 por conta da Covid-19.

Agora que você sabe como funciona um site responsivo e as razões pelas quais ter um, vamos entender melhor como ele impacta no SEO.

SEO X Mobile primeiro

O grande número de usuários navegando pelas redes através do celular não é uma exclusividade do Brasil, é uma tendência mundial. Tanto que, desde 2015, uma exibição de pesquisa de sites não favorecidos pelo Google responsivos em detrimento de outros que não se adaptam à tela do usuário. Porém, dado todo este aumento do uso de smartphones ao redor do globo, a partir de março de 2021 o Google deixará de indexar em sua plataforma sites que não sejam responsivos.

Na prática, isso quer dizer que se o seu site possui apenas uma versão desktop ele deixará de aparecer como resultado em pesquisas relacionadas à sua empresa feita no Google. O que também quer dizer que qualquer técnica de SEO aplicada em seu site será em vão, já que a proposta inicial desse conjunto de ferramentas é fazer com que você esteja entre os primeiros resultados no Google.

O fato do Google priorizar sites responsivo s nos resultados das pesquisas somado ao fato dele ser o principal buscador utilizado pelos internautas, indica que uma única saída é ter um site responsivo

Um site responsivo diminui a taxa de rejeição

Quando muitos visitantes entram em seu site e saem dele logo em seguida, passando pouquíssimo tempo, ele recebe uma avaliação ruim do Google. Essa rejeição, muitas vezes, é causada por um site que não é responsivo, como pudemos ver anteriormente. Assim, o algoritmo do buscador entende que seu site não é interessante para os usuários e começa a recomendar a cada vez menos na página inicial. 

Percebemos, então, que além de um conteúdo relevante e convidativo para o seu público, também é necessário um site interessante igualmente visualmente para ele. Pois com um design responsivo, conforme as chances de personalizar-lo por mais tempo em seu site são maiores, o que aumenta sua avaliação dentro do algoritmo.

Mais compartilhamentos nas redes sociais

O acesso via redes sociais não é necessariamente um fator de ranqueamento, mas te ajuda a captar uma audiência interessante para os conteúdos publicados no seu site. Ter um design responsivo fará com que esses conteúdos sejam mais facilmente compartilháveis, já que as pessoas abrem os links das redes sociais em seus smartphones. Dessa forma, se o seu site não for responsivo, ela rapidamente sairá dele, determinar na mesma problemática do tópico anterior. 

Essa lógica também beneficia sites com design responsivo, pois o crescimento no número de acessos e a permanência farão com que o Google entenda que seu site é confiável e interessante para os usuários.

Se o site da sua empresa está enfrentando problemas com responsividade, talvez não possua, ou mesmo não consegue aplicar como ferramentas de SEO iniciados entre em contato conosco. Nossos profissionais são aptos para solucionar estes e outros problemas relacionados ao marketing digital que a sua empresa pode estar encarando.

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