5 Ferramentas de Automação de Marketing Digital

 

Pelo menos nos últimos 5 anos, a palavra relacionamento tem sido protagonista quando falamos de marketing digital. De fato grande parte das marcas perceberam que esperar a oportunidade certa para vender o produto vale mais a pena do que forçá-la. Por meio de gatilhos pré-definidos é possível se relacionar com um grande volume de leads promovendo o ganho de produtividade da equipe. É justamente nesse ponto em que a Automação se faz necessária.

O que exatamente é Automação?

Podemos conceituar a Automação de Marketing como uma forma mais eficiente de se relacionar com a sua base de leads e convertê-los em clientes, utilizando uma abordagem automatizada e, assim, evitando trabalho recorrente. Isso, porém, não significa que essas interações serão robotizadas ou artificiais, uma vez que essa prática pode gerar resultados negativos para suas vendas. 

Mas fique atento, a Automação não é apenas disparar e-mails ou mesmo utilizar uma plataforma de programar postagens em redes sociais. Ela tem a ver com organizar toda uma rede de relacionamento automatizado com seu lead ou cliente, onde ações específicas que ele toma geram uma resposta da sua marca.

Automação de Marketing e suas aplicações

Como dito anteriormente, o objetivo da Automação de Marketing é otimizar o fluxo de relacionamento com o seu público. Dessa forma, a primeira aplicação que podemos apontar é a nutrição dos leads captados com conteúdos relevantes de acordo com seu estágio no funil. Isso é possível porque, com as ferramentas que indicaremos abaixo, fica mais simples segmentá-los nos diferentes estágios do seu funil de vendas, além de direcionar conteúdos específicos para cada segmento.

Apenas este relacionamento através de e-mails é capaz de gerar um impacto significativo nas suas vendas. Porém nosso objetivo aqui é fazer o serviço completo, portanto, é importante manter as listas de segmentação sempre atualizadas e cada lead no estágio que ele mais se encaixa. Desta maneira, este lead terá mais chances de se tornar um cliente, já que será abordado da forma certa e no momento certo.

De maneira geral, então, a Automação de Marketing ajuda sua equipe a gerenciar o funil de vendas de forma mais eficiente, permitindo experiências personalizadas para cada lead. É importante ressaltar também que essa técnica se aplica no pós-venda, uma vez que este ainda é um estágio do funil de vendas.

Ferramentas para Automação de Marketing

Agora que você entende um pouco mais sobre como funciona a Automação de Marketing, conheça cinco ferramentas que poderão ajudar você e sua empresa a alcançarem resultados incríveis.

 

HubSpot

Esta é uma referência internacional quando falamos de marketing digital, já que a HubSpot é a criadora do conceito de Inbound Marketing. Sua plataforma é uma das mais completas disponíveis no mercado.

Nessa plataforma é possível gerenciar as campanhas de e-mail marketing para cada estágio do funil de vendas, além de perceber insights facilmente de como melhorar o seu relacionamento com seus leads, aumentando a conversão de clientes. Isso se deve ao fato da plataforma disponibilizar estatísticas acerca das métricas alcançadas por sua equipe.

Outra característica que a torna relevante são suas ferramentas de gerenciamento de conteúdo para blog, como por exemplo, recomendações de SEO para gerar mais acesso orgânico ao seu site. A HubSpot possui agências parceiras espalhadas pelo Brasil que possuem a expertise necessária para auxiliar as empresas a gerenciarem a plataforma da melhor forma possível, a GB Creative é uma delas.

 

RD Station

A RD Station é uma solução desenvolvida no Brasil pela Resultados Digitais, sendo o maior nome de marketing digital brasileiro. Um dos principais objetivos da RD Station é popularizar essa abordagem no mercado nacional, fomentando o uso das técnicas do Marketing Digital, como é o caso da Automação de Marketing.

Dentre as principais funcionalidades, podemos destacar o agendamento de disparo de e-mails e, por consequência, a alimentação dos estágios do funil de venda. Sendo assim, ela é uma das melhores soluções nacionais quando pensamos em Automação de Marketing, já que possui todas as funcionalidades para realizarmos uma comunicação completa com os leads.

Esta plataforma também disponibiliza dados estatísticos sobre o desempenho das campanhas que estão sendo gerenciadas nela. A GB Creative também é parceira da RD Station, onde gerenciamos a utilização da plataforma para nossos clientes.

 

Active Campaign

Se você ainda não teve nenhum contato com essas ferramentas de Automação de Marketing, mas quer iniciar essa inserção o quanto antes, esta pode ser uma boa opção. Isso porque a Active Campaign tem o objetivo de facilitar a experiência do usuário, através de uma interface amigável.

Esta plataforma oferece todos os serviços que você vai precisar para realizar as abordagens que citamos nos tópicos anteriores: automatizar os e-mails, identificar contatos mais engajados e alimentar os leads segmentados com conteúdos personalizados. 

 

SharpSpring

Este software norte-americano Sharpspring tem se destacado no mercado brasileiro por possuir soluções extremamente completas para Automação de Marketing. Ele permite a mensuração de campanhas online e offline, assim é possível fazer a gestão de ações no digital e das vendas físicas. 

Ele também possui as funcionalidades básicas para a automação, como criação e disparo de e-mails, construção de landing pages e segmentação de listas. Outro ponto positivo é que ele é integrado ao Google Ads, o serviço pelo qual é possível anunciar seu produto através das plataformas que a Google oferece.

 

Pardot

Os recursos oferecidos pelo Pardot incluem o disparo de e-mail marketing, segmentação específica dos leads e pontuação dos mesmos de acordo com sua posição no funil.

Ele também gera relatórios ROI (Retorno sobre Investimento), importantes para que sua equipe de marketing analise se a campanha está sendo bem sucedida ou se precisa de manutenção. Além disso, também permite a criação de formulários e  landing pages através de sua plataforma.

Qual então a importância da Automação de Marketing?

Por fim, o principal objetivo da Automação de Marketing é agir de uma forma pré-programada com as pessoas que interagirem com a sua marca através dos canais disponíveis. Sendo assim, garantir um relacionamento eficiente com um possível comprador, oferecendo a ele exatamente o que ele precisa naquela situação; seja ela uma informação sobre o produto ou um conteúdo relacionado. As ferramentas são importante para corresponder seu lead de forma ágil e precisa.

Caso esteja considerando implementar uma Automação de Marketing, ou mesmo outra solução de Marketing Digital, a nossa equipe está disponível para sanar dúvidas e assessorar em todas as soluções para o suas necessidades.

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