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Neuromarketing: o poder das emoções na tomada de decisão do consumidor

Confira o poder das emoções no processo de tomada de decisão do consumidor e as vantagens de utilizar o neuromarketing na sua empresa.

Publicado em: 1 de April de 2024

Entender o poder das emoções é mais fácil com o neuromarketing, mas o que está por trás dessa disciplina? Como o próprio nome indica, trata-se da junção neurociência com estratégias de marketing, estudando o comportamento do consumidor.

A neurociência demonstra que a maioria das decisões são emocionais, impedindo que a mente consciente possa intervir. Em outras palavras, o córtex pré-frontal e a amígdala desempenham papéis cruciais no processo decisório.

O poder das emoções no consumidor, como a alegria, tristeza, medo e excitação, por exemplo, influenciam nas preferências de marca, engajamento e fidelidade. Dessa forma, explorar as experiências emocionais é importante para fortalecer vínculos e melhorar as percepções da marca. 

Poder das emoções no consumidor: quais vantagens às empresas que explorarem isso podem ter? 

Com a ciência do neuromarketing é muito útil para entender as escolhas de compra. Além disso, impacta as conexões emocionais do consumidor, especialmente nesse mundo saturado de informações e com muita concorrência.

Um bom exemplo são propagandas de margarina, que quase sempre evocam sentimentos de família, mascarando a ideia central de vender. Por isso, vários elementos podem ser utilizados, como:

  • Design emocional;
  • Storytelling;
  • Apelos sensoriais (aromas, cheiros, sons, texturas, etc).

Essas ferramentas são hábeis em construir conexões emocionais mais profundas com os consumidores. 

Lembra quando você comprou e se perguntou a razão de ter comprado? Então, as emoções foram ativadas e a compra aconteceu de forma emocional.

Entre as principais vantagens, é possível citar:

  • Segmentação das campanhas para públicos específicos;
  • Campanhas mais personalizadas;
  • Resultados mais palpáveis, que orientam a tomada de decisões assertivas;
  • Melhor experiência para o usuário.

Para mais conteúdos ligados ao poder das emoções e outros assuntos, continue acessando o blog. Fique por dentro das novidades do marketing aqui em nosso blog e no insta @agenciagbcreative

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