É fundamental aplicar o Business Intelligence na sua empresa, mas antes disso é essencial saber o que é isso. Trata-se de trabalhar com informações para melhorar o processo decisório e tomar decisões sem acreditar em “achismos”.
Ao traduzir Business Intelligence para o português de forma literal, o significado é Inteligência de Negócios. Portanto, consiste em combinar análise empresarial com mineração de dados e uso de boas ferramentas para tomar melhores decisões.
Para aplicar o Business Intelligence na sua empresa, é indispensável conhecer três pilares que existem. Dessa forma, confira a seguir as informações sobre cada um deles e torne a aplicação mais simples.
Como aplicar o Business Intelligence na sua empresa através dos seus três pilares?
Quando o BI (Business Intelligence) estiver aplicado no seu negócio, será possível analisar o comportamento dos clientes e otimizar as suas operações. Ao mesmo tempo, irá indicar tendências de mercado e irá comprar os seus dados com empresas concorrentes.
Muitas pessoas confundem BI com uma ferramenta, porém, na verdade, trata-se de um conjunto de métodos, sistemas e práticas. O objetivo é fazer a transformação desses dados em informações e que embasem a tomada de decisão. Desse modo, os pilares são os seguintes:
Coleta de Dados
Coletar dados é primordial para entender as necessidades dos consumidores e alinhar com as tendências de mercado. Além disso, possibilita estar atualizado quanto aos aspectos sociais, econômicos, tecnológicos e judiciais sobre o seu nicho de mercado.
É necessário ter cuidado, porque os dados devem estar atualizados e serem de fontes confiáveis. Lembre-se: coletar dados internos também é importante para entender como o ambiente interno está e demanda o mesmo cuidado que os externos.
Organização e análise dos dados
O passo seguinte é armazenar os dados de forma integrada, organizada, estruturada e com visual que facilite o processo de análise. Em outras palavras, indica-se o uso de tabelas, gráficos e dashboards, porque facilita a interpretação.
Se a organização é ruim, acredite: você não irá entender padrões e isso prejudica bastante a aplicação da BI. É possível utilizar a ferramenta de gestão que você possui, como: ERP, Service Desk, CRM, etc.
Monitoramento e controle
Com os relatórios na tela do seu computador, estipule indicações de desempenho (KPIs) e faça o monitoramento em tempo real. Encontre pontos de melhora, corrija a equipe e faça o controle para melhorar o processo decisório.
Imagine que o setor de vendas envia um produto com atraso e saiba que com o BI fica mais fácil de analisar. Afinal, as informações do processo devem aparecer, ou seja, permite entender onde está o gargalo e solucionar o problema.
Implemente o Business Intelligence com quem mais entende!
Aplique o Business Intelligence na sua empresa com a ajuda da GB Creative e melhore o seu marketing digital. Por fim, clique aqui e confira!