Várias ferramentas de busca, como o Google, Alexa e Siri, têm adotado o IA como mecanismo de busca. Afinal, a inteligência artificial tem sido usada para tornar a procura mais fácil por meio do reconhecimento de voz.
Em vez de ter que abrir o navegador no celular, digitar palavra por palavra e realizar a busca, basta dizer as palavras que a busca acontece. Embora pareça algo simples, trata-se do uso da inteligência artificial para retornar resultados. Já falamos sobre a adoção de experiências imersivas nas tendências do marketing para 2024.
A adoção da IA como mecanismo de busca é uma praticidade para o público. Por isso, com apenas um comando de voz é possível navegar pela internet, encontrar o que você procura e não ter que digitar, por exemplo.
Como a adoção da IA como mecanismo de busca pode impactar sua estratégia de SEO?
A IA é um tipo de tecnologia que aglutina uma série de ferramentas, envolvendo redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, etc. Com isso, são capazes de criar conexões lógicas, permitindo que o usuário possa interpretá-la.
A Inteligência Artificial se relaciona diretamente com a capacidade da tecnologia gerar dados inteligentes. Destaca-se, ainda, a aptidão de aprender por si, processo que ficou conhecido como IA generativa.
Trata-se de algo que ultrapassou o Google, porque sistemas como a Alexa e Siri já utilizam a IA para retornar uma busca. No entanto, qual será o impacto que a IA como mecanismo de busca pode ter para as suas estratégias?
Não é uma ameaça, mas sim uma evolução
Pode até parecer que a IA nos mecanismos de busca é uma ameaça ao SEO, mas isto é um mito, pois a Inteligência Artificial é parte do aprimoramento constante das técnicas de ranqueamento.
Manter-se atualizado é importante, independentemente da forma que se realiza a pesquisa. Ter uma estratégia eficaz é crucial, então a adoção da IA como mecanismo de busca é, na verdade, uma evolução.
Auxilia os profissionais de marketing a ajustar as estratégias de SEO
Com a análise de dados, as Inteligências Artificiais são capazes de processar milhões de informações. Para os profissionais do marketing, essa tecnologia é um auxílio que permite tornar as estratégias de SEO mais próximas das tendências emergentes para entender a atingir a intenção do usuário.
Pode ser utilizada nas estratégias de SEO
A IA impacta o SEO através dos mecanismos de busca, pois as ferramentas se tornam cada vez mais inteligentes. Assim, é necessário fazer o reconhecimento das consultas de pesquisa segundo a intenção de busca do usuário.
A utilização de palavras-chave, por exemplo, continua sendo importante, principalmente as de cauda longa. Isso significa que os buscadores usam a IA para processar as consultas, prevendo com mais eficiência os resultados mais próximos da intenção de busca.
Além disso, é possível coletar e verificar como eles respondem aos resultados, ou seja, melhorar o desempenho da sua página ou site. Por exemplo: o Rankbrain do Google se baseia na IA, permitindo analisar várias métricas, como:
- Taxa de rejeição;
- Tempo de espera.
Por mais que exista certo receio com a Inteligência Artificial para SEO, está claro que se trata de uma aliada. Desse modo, é importante que as estratégias de SEO se voltem para o meio que o seu público mais utiliza para encontrar o que busca.
Agora que você conferiu que alguns sistemas utilizam a IA como mecanismo de busca, fique por dentro das novidades do marketing aqui em nosso blog e no insta @agenciagbcreative!