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Inbound e-commerce: o que é?

Descubra como as técnicas do Inbound e-commerce podem educar e guiar seus Leads na jornada de compra do seu produto ou serviço.
Inbound e-commerce

Publicado em: 28 de June de 2021

Você já ouviu falar em inbound e-commerce? Mas, com certeza, sabe o que é inbound marketing. Podemos dizer então, que o primeiro termo é a evolução do segundo.

O resultado desse processo é gerar aproximação com o cliente. Portanto, vai além do que pedir algo em troca. Dessa forma, é possível ganhar posicionamento orgânico nos buscadores de pesquisa. 

Nesse texto, vamos falar mais sobre inbound e-commerce. Por isso, continue acompanhando para entender melhor o tema. Boa leitura!

Afinal, o que é inbound marketing?

Antes de falar sobre o inbound e-commerce, precisamos relembrar a você o que é o inbound marketing. Afinal, você sabe o que ele é?

A tradução do termo é marketing de atração. Sendo assim, é uma maneira de fazer o marketing de conteúdo para atrair o seu cliente ideal. 

Por exemplo, a sua empresa tem um blog e nele posta conteúdos com frequência. Ao invés de publicar textos com a intenção de vender, vai educar o lead. Ou seja, apresentar o produto ou serviço e mostrar os motivos que o seu cliente precisa dele.

O que é inbound e-commerce e qual a sua metodologia?

O inbound e-commerce é a aplicação do inbound marketing nos comércios eletrônicos. Afinal, os clientes dos e-commerce passam pelo mesmos processos. São eles:

  • Descoberta ou aprendizado;
  • Reconhecimento do problema;
  • Considerar a solução da necessidade;
  • Decisão.

Para comércios online, é importante que o e-commerce tenha uma boa estratégia de conteúdo. Dessa forma, é possível converter até 98% dos clientes que ainda estão nas fases 1 e 2. Então, é necessário ter um bom planejamento.

A conversão no inbound e-commerce acontece quando o usuário, possível cliente, fornece seu contato. Por isso, o segredo é criar gatilhos certos para convencer o lead a deixar suas informações. 

Entretanto, para gerar esse gatilho, automatizar as ações e fazer o acompanhamento dos leads é essencial. 

Como atrair seus clientes no inbound e-commerce?

Existem estratégias eficientes que te ajudam a atrair o seu lead. Veja:

Blog

Ter um blog e falar sobre como funciona o seu produto ou serviço é uma excelente ideia, pois nele você vai poder explorar todas as qualidades e utilidades do seu negócio. Uma forma eficiente de encantar o usuário e atraí-lo para se tornar um cliente. 

Redes sociais 

As redes sociais são excelentes para fazer o marketing de atração. É possível trabalhar boas imagens, um conteúdo de valor e direcionar a entrega das postagens para seu público-alvo. 

Como fazer a conversão dos clientes no inbound e-commerce?

Veja as estratégias converter seus leads em clientes pelo inbound e-commerce:

Landing Page 

Toda boa estratégia de inbound marketing tem uma landing page. Mas, para o e-commerce, ela pode ser usada de uma forma especial para atrair o lead.

Por exemplo, você pode criar uma promoção e só mostrar o preço após o fornecimento dos dados. Além disso, é possível fazer uma landing page com um único produto. Um e-book sobre o seu produto ou serviço é algo interessante e pode atrair muitos clientes.

Descontos 

Quem não gosta de descontos, não é mesmo? Uma das estratégias do inbound e-commerce é fazer promoções dos produtos do comércio on-line. 

No entanto, para conseguir o desconto, o cliente deve preencher o campo do e-mail, por exemplo. Mas para converter, o formulário deve ser bem objetivo para que o cliente não desista. 

Como nutrir os leads?

Os leads precisam ser nutridos, ou seja, acompanhados. Portanto, as etapas do inbound e-commerce devem ser acompanhadas de perto e constantemente.

Veja abaixo em quais momentos é preciso ter mais atenção com o cliente:

Abandono do carrinho

Se você percebeu que um carrinho de compras foi abandonado, isso quer dizer que a venda foi perdida. Porém, ele não deve ser ignorado, mas visto como um cliente que voltou no funil de vendas. 

O abandono do carrinho pode ser pelos seguintes fatores:

  • Cliente ainda está pesquisando o produto;
  • Custos adicionais, como frete, acima do esperado.

Contudo, é possível você reconquistar esse lead. Afinal, ele só precisa descobrir que realmente precisa do seu produto ou serviço. 

Além de possuir selos de qualidade em seu e-commerce, você pode usar o e-mail para lembrá-lo que tem uma compra parada. Mas claro, de forma sutil e sem forçar a aquisição.

E-mail marketing no inbound e-commerce 

Dentro do inbound e-commerce, o e-mail marketing segue a mesma ideia de produção de conteúdo: entregar textos de valor. Portanto, não é somente apresentar seus produtos e vendê-los, vai além. 

Os e-mails são uma maneira efetiva de criar um relacionamento duradouro, mas também é uma forma eficiente de você analisar se o cliente está satisfeito. Essa é a principal maneira de contornar o abandono do carrinho. 

Os e-mails mais comuns são:

  • Newsletters; 
  • Registro de novo usuário;
  • Notificação de pedido.

Além disso, o e-mail marketing é usado no pós-vendas. Sendo assim, é usado para fortalecer os laços com os seus clientes.

Conclusão 

A taxa de conversão do seu e-commerce é a parte principal da sua estratégia de inbound e-commerce. Portanto, ela precisa ser alta. Com boas ferramentas de CRM é possível executar com eficiência o seu planejamento.

Você viu a importância de ter um inbound e-commerce e um CRM. Pois a ferramenta vai aumentar o desempenho da sua equipe e melhorar o seu relacionamento com os seus clientes. Que tal adotá-la? 

Os profissionais da GB Creative possuem total expertise para implementar e realizar a gestão do CRM nas operações do seu e-commerce. 

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