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Você sabe o que é persona?

Saiba tudo sobre persona, desde seu significado e importância até como definir e criar uma persona ideal para o seu negócio digital.
persona

Publicado em: 28 de June de 2021

Você sabe o que é persona? E você saberia dizer qual a sua importância para o seu negócio? Muitas pessoas acabam perdendo vendas e engajamento pelo fato de não terem sua persona definida, mas hoje, nós vamos mostrar a importância de se definir a persona dentro do seu projeto.

Mais importante do que a venda em si, é conseguir cativar o seu público, e fazer com que ele se identifique com sua marca. Por isso, a persona se faz tão importante, ela pode ser considerada um elo entre você e seu público.

Por isso, hoje vamos mostrar para você qual a importância de se ter uma persona definida para sua empresa.

O que é persona?

Antes de saber a importância da persona, é preciso entender o que ela é, e qual a sua função. Embora ela não seja a fórmula total para o sucesso de vendas, ela é o caminho para o coração do seu público.

A persona nada mais é do que um personagem fictício, que simboliza o seu público. Ela fala como e com o seu público, e às vezes tem algumas preferências semelhantes. Por isso, em alguns momentos a persona consegue até mesmo influenciar muita gente na hora da compra.

A persona se baseia  muito no público-alvo, pois ela vai falar diretamente com ele. Ela vai buscar seus hábitos, costumes e até mesmo, seu jeito de ser. Com isso, as propagandas e ações publicitárias irão ter o objetivo de conversar com seu cliente e assim, o processo de persuasão fica cada vez mais fácil de ser aplicado.

Em geral, a persona se trata de uma personificação do público-alvo, trazendo o que o mesmo gostaria de ver. A persona ajuda o público a se identificar e a criar empatia com a marca, e assim, acompanhá-la por muitos anos.

Qual a importância da persona para o seu negócio

Antes de mais nada, é preciso dizer que a persona não significa apenas um personagem, mas ela pode ser um modo de falar ou um contexto que possa remeter ao seu público. Pegando como exemplo as propagandas de refrigerante, principalmente Guaraná Antártica e Coca-Cola, por volta dos anos 80 e 90.

As propagandas da Coca-Cola, até hoje em dia, sempre remeteram à família, quase sempre são ambientadas em uma mesa, com o almoço ou um jantar. No caso do Guaraná Antártica, as propagandas eram mais voltadas ao público Jovem, quem duvida é só assistir a propaganda “Pipoca e Guaraná” ou até mesmo, algumas com a seleção brasileira. Assim, uma marca é mais voltada à família enquanto outra para os esportes, e a galera em geral.

Isso mostra um pouco da importância da persona, ela apresenta situações em que o público gostaria de usar o produto em questão. No caso que citamos como exemplo, em que situações eles poderiam consumir o refrigerante. A persona tem o papel de induzir o cliente a usar o produto em uma determinada situação.

Portanto, ela conversa com o público, cria situações, deixa ele mais à vontade. Em resumo, ela é uma forma de estabelecer um contato ainda maior com seu público- alvo. Por isso tudo ela é tão fundamental, e tem o papel de trazer público para dentro da empresa, fazendo com que ele se identifique com a mesma.

Persona X Público-alvo

Você saberia dizer qual a diferença entre o que é persona e público-alvo? Essa é uma dúvida, até mesmo corriqueira, pois uma coisa depende da outra, mas elas não são a mesma coisa. E vamos mostrar uma definição básica entre ambos.

  • Público-alvo: grupos de clientes, ou nicho de determinado segmento, no qual uma empresa dedica seus esforços.
  • Persona: Se trata da linguagem criada para conversar com o público-alvo.

Em linhas gerais, essa pode ser uma linguagem básica para diferenciar ambos, uma coisa não é a mesma coisa que a outra. Mas, a persona existe para atrair o público-alvo.

Conclusão

Isso foi somente um pouco a respeito da persona e como ela pode ser fundamental para sua empresa. Ela é capaz de fazer com que seu público goste da marca, por isso, é fundamental garantir sua presença marcante e identidade com seu público.

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