5 passatempos que podem te deixar mais esperto

Talvez você tenha achado engraçado quando seu professor do colégio lhe disse que o cérebro é como um músculo – basta exercitá-lo para melhorar o condicionamento do raciocínio, da memória e da criatividade. Mas, ele não estava errado. De fato, é assim que o cérebro funciona, conforme apontam estudos científicos na área de neurologia.

Quando alguém levanta “pesos intelectuais”, ou seja, expõe a mente a um novo estímulo, aprendizado ou desafios, a massa cinzenta – a parte cerebral responsável pelo processamento de informações – aumenta o seu tamanho e adquire novos circuitos neuronais.

Acompanhe, a seguir, 5 passatempos que podem te ajudar a conquistar uma capacidade cerebral acima da média:

 

#1- Exercite-se regularmente

De acordo com pesquisas em neuroplasticidade realizadas pelo Dartmouth College, as atividades físicas são consideradas um estímulo fundamental para melhorar a “memória de reconhecimento” que, resumidamente, trata-se da habilidade de distinguir objetos e pessoas vistos em situações anteriores, mesmo depois de muitos anos.

Isto ocorre porque quando fazemos atividades físicas como corrida, vôlei, dança, yoga, academia ou outras modalidades de exercícios, o cérebro secreta uma proteína diretamente ligada à memória de longo prazo.

 

#2- Aprenda a tocar um instrumento

Se você gosta de música, vai adorar saber que aprender um instrumento musical melhora suas capacidades cognitivas e acadêmicas. É isso mesmo! Quando você começa a fazer aulas de violão, piano, bateria ou violino, por exemplo, é possível desenvolver diversas funções cerebrais associadas ao bom desempenho nos estudos.

E, de acordo com o Boston Children’s Hospital, as crianças que tocam instrumentos musicais apresentam maior fluência verbal e processam mais rapidamente as informações que lhe são passadas ao longo do dia.

 

#3- Jogue videogame

Engana-se quem pensa que os jogos eletrônicos são pura perda de tempo. Jogar 30 minutos por dia de videogame aumenta consideravelmente o volume de massa cinzenta no cérebro, além de melhorar a noção espacial e coordenação motora, conforme indicam estudos do Hospital Universitário Charité, em Berlim.

E mais: pesquisas realizadas pela Cleiden University apontam que uma pequena pausa para jogar videogame também ajuda na capacidade da memória de trabalho – responsável pelo armazenamento temporário de informações durante a realização de tarefas como leitura ou cálculos matemáticos.

 

#4- Aprenda um novo idioma

Aprender uma língua diferente da nativa não é vantajoso apenas para viajar ou conquistar uma oportunidade de carreira em outro país. Estudos científicos demonstram que os bilíngues têm mais facilidade em resolver quebra-cabeças e executar tarefas de gestão.

Essa melhora cognitiva acontece porque, durante o aprendizado de um novo idioma, o cérebro passa a criar conexões entre contextos diferentes e, por consequência, aumenta sua capacidade de concluir tarefas mentalmente exigentes.

 

#5- Simplesmente leia!

Revistas, livros, jornais, gibis ou artigos na internet ? seja qual for a escolha, leia até o fim. Segundo pesquisas da Emory University, a leitura diária estimula novas conexões no córtex temporal esquerdo – área relacionada às aptidões linguísticas.

Mas, não é só isso: quando você lê sobre situações específicas, o seu cérebro interpreta as cenas e ações como se fossem reais. Por exemplo, ao ler sobre natação, serão desencadeadas as mesmas conexões neurais que seriam acionadas se você estivesse nadando. Isso significa que, em seu universo mental, você estará vivendo novas experiências quando ler uma história ou notícia.

Gostou deste artigo? Então, navegue por mais postagens do blog para conferir outros temas. Ou, se preferir, entre em contato conosco e descubra todo o potencial intelectual e criativo da GB Creative para gerir o marketing digital da sua empresa!

_______

Conteúdo exclusivo. Produzido por Redação da Agência GB Creative. Todos os direitos reservados. Compartilhe em seu site ou blog e cite a fonte.

_______

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu