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O planejamento estratégico para marketing digital e como ele pode ajudar no seu negócio

Engana-se quem pensa que o marketing digital é feito apenas com a criatividade e tecnologia. É claro que esses dois fatores são fundamentais para a elaboração de campanhas de sucesso, mas sem estratégias bem definidas nada vai funcionar. Só é possível identificar as melhores maneiras de posicionar um produto ou serviço na internet com a […]

Publicado em: 20 de October de 2017

Engana-se quem pensa que o marketing digital é feito apenas com a criatividade e tecnologia. É claro que esses dois fatores são fundamentais para a elaboração de campanhas de sucesso, mas sem estratégias bem definidas nada vai funcionar.

Só é possível identificar as melhores maneiras de posicionar um produto ou serviço na internet com a descoberta de características do público-alvo e das táticas mais infalíveis de construção da presença digital. Ou seja: o marketing digital deve estar embasado em um bom planejamento estratégico.

 

Atingindo o alvo sem risco de errar

Partindo de uma série de análises de mercado, é mais fácil descobrir quais mídias merecem mais investimentos e quais devem ficar em segundo plano. Durante o planejamento estratégico, ocorre uma avaliação sobre as tendências entre os consumidores, suas necessidades de relacionamento com a marca e os problemas digitais que eles enfrentam para chegar até o seu produto e/ou serviço.

Com essas análises serão construídas as bases do marketing digital, buscando desenvolver soluções para os problemas encontrados, desenhar campanhas que aumentam as vendas e incentivar ao público a interagir diretamente com a marca na internet.


Foco nos detalhes

Além das análises que alicerçam a implementação de soluções e campanhas, o planejamento estratégico visa definir alguns detalhes cruciais para o sucesso do marketing digital, tais como: palavras-chave, melhores formatos de publicação de conteúdo, canais de relacionamento mais compatíveis com a marca, segmentação de contatos para e-mail marketing, cores e o   “desenho” do site, por exemplo.

Nessa etapa, é utilizado não somente o conhecimento técnico da equipe de marketing, mas também a criatividade, já que as ideias originais são a grande “sacada” para destacar-se em meio à concorrência.


Ferramentas de mensuração

Enfim, o planejamento estratégico busca definir também as melhores maneiras de monitorar e calcular os resultados das campanhas. Embora o marketing digital não seja uma ciência exata, é possível medir as taxas de retorno alcançadas com anúncios, conteúdos, e-mail marketing, otimização e outras ações.

Dessa forma, o cliente consegue visualizar cada um dos ganhos obtidos com o marketing digital – seja no aumento do número de visitantes em seu site, na quantidade de cliques em anúncios, nas menções da marca na internet, na divulgação de seus conteúdos pelos usuários, etc.
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