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Como melhorar o desempenho do seu site mobile com o Google AMP

“Estamos anunciando uma nova iniciativa de código aberto chamada Accelerated Mobile Pages, que tem como objetivo melhorar muito o desempenho na navegação na internet móvel aberta […] Queremos páginas que abriguem formatos diversos de conteúdo, como vídeo, animações e gráficos, funcionando em conjunto com anúncios inteligentes que carreguem instantaneamente”. – David Bresbris Você já acessou […]

Publicado em: 13 de February de 2019

“Estamos anunciando uma nova iniciativa de código aberto chamada Accelerated Mobile Pages, que tem como objetivo melhorar muito o desempenho na navegação na internet móvel aberta […] Queremos páginas que abriguem formatos diversos de conteúdo, como vídeo, animações e gráficos, funcionando em conjunto com anúncios inteligentes que carreguem instantaneamente”.
– David Bresbris

Você já acessou um site pelo seu computador e depois ao acessar esse mesmo site pelo celular ou tablet percebeu que ele estava diferente? Como se fosse outro site feito exclusivamente para ser acessado de um aparelho mobile. De certa forma, houve um processo para que isso acontecesse, que se chama Google AMP.

A sigla AMP significa Accelerated Mobile Pages, que no bom e velho português significa “páginas aceleradas para dispositivos móveis”. Mas o que isso significa? Bom, o AMP é um projeto para modificar (otimizar) páginas com o objetivo de fazer o carregamento no seu mobile ser mais rápido e eficiente, de maneira simplificada. Isso se deve pois segundo Dave Besbris, Vice Presidente de Busca do Google Inc., “cerca de 40% dos usuários desistem de uma página depois de 3 segundos de espera para carregar”. Para que o consumidor permaneça na página, a arquitetura delas prioriza a velocidade do carregamento com três configurações diferentes: o AMP HTML, o AMP JS e o Google AMP Cache, que vamos explicar como são a seguir.

  • O AMP HTML é uma adaptação no código HTML, que permite outras extensões mas que também há limitações.  É um framework que possibilita a criação de páginas mais leves, mesmo que elas tenham vídeos, animações ou anúncios publicitários – já que por muitos eles são considerados os responsáveis pelo carregamento lento das páginas.
  • O AMP JS (JavaScript) é responsável por renderizar a página, tirando a sincronização do que é externo para que um elemento da página bloqueie a renderização de outro.
  • O Google AMP Cache  é um recurso opcional que armazena as páginas em AMP HTML em cache nos servidores do Google, melhorando seu desempenho de forma automática. Vale ressaltar que  outras empresas também podem desenvolver seu próprio cache de AMP.

Esse Projeto possibilita que seja criada uma nova versão da página mas com formatação mobile, carregando em si o mesmo conteúdo da página original, podendo ser identificado com /amp no fim do link. Claro que como todo projeto, há seus prós e contras, mas as vantagens de sua aplicação são mais relevantes e maiores que suas desvantagens. No Marketing Digital, o consumidor é peça chave para o sucesso do seu conteúdo e facilitar a experiência dele em seu site é fundamental para que ele volte, te recomende e aumente seu alcance, sendo essa uma importante ferramenta para a estratégia de SEO que você possivelmente está implementando (caso não esteja, não perca mais tempo e leia sobre SEO clicando aqui).

Para saber se seu site é compatível com o Projeto AMP e para sua aplicação, conheça nosso site ou acesse diretamente o fale conosco para saber o melhor plano para você e conhecer nossos outros serviços 😉

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