Você já ouviu falar em Social Media Optimization? O SMO é uma técnica de marketing digital voltada para trazer maior alcance para as suas publicações nas suas redes sociais.
No texto abaixo, explico melhor sobre como ele funciona e quais as principais vantagens para a sua marca ou empresa em investir nessa técnica para as suas redes sociais. Confira:
O que é SMO?
Quando me refiro a SMO, trata-se de um conjunto de técnicas que os profissionais de marketing digital utilizam para garantir maior alcance e relevância para as publicações nas redes sociais.
Como diversas outras propostas de otimização para as redes, a intenção do SMO é garantir que você produza um conteúdo que seja fácil de encontrar pelo público-alvo, e assim, engajar de forma espontânea entre os consumidores da marca.
Benefícios de investir no Social Media Optimization
Afinal, quais os benefícios de investir no Social Media Optimization? Confira algumas vantagens abaixo:
Alinhamento do conteúdo
Uma das principais vantagens de estabelecer o SMO como um princípio para gerenciar as suas redes sociais, é que ele irá promover um alinhamento geral do seu conteúdo.
Em outras palavras, isso significa que será possível criar parâmetros evidentes e compreender qual o tipo de comunicação que a sua marca ou empresa deve conduzir com o cliente.
Esse ajuste é essencial, pois é o que permite que o seu trabalho se desenvolva de forma contínua. Dessa forma, ainda que tenha rotatividade de pessoal, o seu conteúdo tem uma linha a qual seguir.
Em grandes empresas, por exemplo, o departamento de marketing é composto por um grande time de profissionais. Dessa maneira, o SMO permite definir a comunicação de forma coesa e que não conflite com a linguagem e posicionamento da marca.
Vantagem do Social Media Optimization: redução de custos com marketing
Outra vantagem do Social Media Optimization é que a estratégia permite que você reduza significativamente o investimento em marketing.
Essa é uma dica interessante para quem acredita que adotar novas ferramentas e técnicas de marketing irá aumentar as suas despesas mensais. Na verdade, o que ocorre é o oposto disso.
Talvez no começo você precise investir um pouco mais em softwares de automação e gerenciamento ou uma equipe qualificada, mas verá que, depois desse primeiro momento, esse custo se paga sozinho.
Interação e reconhecimento com maiores do público
Talvez você já saiba, mas irei repetir: aumentar a exposição da marca não é o suficiente para alcançar melhores resultados.
O mais interessante para uma publicação que realmente dá certo é personalizá-la para o seu público-alvo.
Para isso é preciso que o profissional de marketing tenha acesso a ferramentas úteis para segmentar a entrega dos seus anúncios e fazê-los alcançar quem realmente se interessa com os seus produtos e serviços.
Por fim, a marca conseguirá conquistar reconhecimento e engajamento de maneira eficiente, tornando o seu público mais amplo.
Invista no melhor em gestão de redes sociais
Após ter visto os inúmeros benefícios do SMO, fica difícil não apostar na estratégia, certo? Então, conte com a Agência GB Creative para criar e realizar a gestão das suas redes sociais! Fale com um de nossos consultores e surpreenda-se!
Gostou do conteúdo? Acompanhe as novidades nas redes sociais e no blog da GB!