A utilização do storytelling no marketing digital se baseia em uma técnica que se tornou frequente recentemente. Trata-se de contar histórias, afinal essa é uma forma que conecta consumidores com as marcas, criando um vínculo emocional entre eles.
Como uma técnica importante nos últimos anos, o storytelling é capaz de humanizar marcas, fazendo com que se conectem com o seu público-alvo. Em outras palavras, é um método que se diferencia das informações saturadas e massivas, que cansam os consumidores.
O uso do storytelling no marketing digital é poderoso, já que retém e fideliza clientes qualificados e alinhados com os valores dos leads. Por meio deste artigo, confira qual a essência dessa técnica, a razão de ser fundamental e tenha alguns exemplos sobre como utilizar.
Storytelling no marketing digital: o que é?
O storytelling se destaca por ser uma forma de contar histórias, promovendo produtos ou serviços, criando uma conexão emocional com os consumidores. Para isso, é necessário ter uma narrativa envolvente, despertando o interesse e os incentivando a ter uma ação.
Não existe apenas uma estratégia para criar um storytelling, porém algumas táticas ajudam, são elas:
Estratégia | Objetivo |
Desenvolver personagens cativantes e únicos para o seu produto/serviço. | Trazer mais relevância para o enredo, facilitando a conexão. |
Aprimorar a sua narrativa com imagens e vídeos relevantes que tornam a experiência do leitor única. | Quebrar o texto, simplificando a leitura. |
Inspirar-se em situações reais para criar tramas autênticas e empolgantes. | Tocar na “dor” das pessoas, fazendo o leitor se imaginar na história. |
Incluir depoimentos reais para adicionar autenticidade e credibilidade ao seu conteúdo. | Mostrar como o seu produto/serviço é capaz de se tornar o “remédio” para a “dor” dos clientes. |
Garantir que o seu conteúdo seja informativo, valioso e bem pesquisado para trazer uma experiência de qualidade para os consumidores. | Demonstrar a sua autoridade sobre aquele determinado tema. |
O storytelling é capaz de cativar, conectar e envolver audiências, gerando mais engajamento, confiança e lealdade à sua marca.
Qual é a essência do storytelling no marketing digital?
A essência pode ser resumida como a arte de contar histórias, basicamente é persuadir o público-alvo de uma marca. Em vez de simplesmente apresentar informações sobre produtos ou serviços, o storytelling no marketing digital visa a criação de uma narrativa envolvente que ressoe nas emoções do público e modifique a sua experiência.
É essencial entender que o storytelling reside na capacidade de criar uma conexão emocional com os consumidores. Ao ter sucesso nessa etapa, a empresa consegue fidelizar o cliente à marca, elevando a sua conscientização e, em último caso, melhorando os resultados do negócio.
Confira abaixo alguns elementos-chave do storytelling:
- Identificação com o público: as histórias devem se basear nas necessidades, desejos e experiências do público-alvo, criando uma identificação entre as pessoas e os personagens, com base nas situações apresentadas.
- Narrativa consistente: ao ter coesão e consistência, a mensagem da marca se torna mais eficaz e memorável, desde que exista o envolvimento de personagens, enredos e temas que se alinhem com valores e a identidade da marca.
- Engajamento emocional: quando as histórias são bem construídas, elas são capazes de gerar emoções verdadeiras, como a surpresa, alegria, empatia e tristeza, capturando a atenção do público e criando uma conexão emocional com a marca.
- Autenticidade: histórias forçadas e artificiais não conectam, entretanto, os enredos verdadeiros são eficazes. Os consumidores apreciam tramas transparentes e honestas, que sempre tragam relevância para suas vidas.
- CTA (Call-to-action): por mais que o foco seja na narrativa, é crucial existir uma chamada para ação no final da história para orientar os leitores ao próximo passo desejado, como a inscrição em uma lista de e-mail ou mesmo o compartilhamento do conteúdo com outras pessoas.
Lembre-se que para construir relacionamentos com os clientes, o storytelling no marketing digital se tornou indispensável.
Poder e impacto que as histórias causam
As histórias possuem um poder transformador na audiência, pois, como já citado, conectam-se emocionalmente com ela. Além disso, criam uma espécie de identificação e lealdade daquelas pessoas com a marca.
Quando uma empresa tem uma narrativa envolvente, o leitor desenvolve empatia pelo personagem, podendo se sentir mais próximo deles. Por consequência, muitas empresas transmitem sua missão, visão, propósito e valores por meio do storytelling.
Em um contexto do marketing digital, a arte de contar histórias deve estar presente em textos do blog, post das redes sociais e, principalmente, nos vídeos. Ao usar o storytelling, é possível moldar significativamente a jornada e a relação com seus clientes.
Por que o storytelling é importante para o marketing local?
Você já ouviu falar de um jargão muito utilizado no marketing que diz “pessoas compram de pessoas”. No entanto, como as empresas ficam nesse balcão de negócios? Devem ser excluídas ou existe algum caminho? A solução é humanizar a marca, ou seja, adicionar características humanas nas interações, comunicações e experiências da empresa.
O storytelling traz humanidade às marcas, destacando-se em relação a textos maçantes, o que ajuda a atrair e manter os clientes. Como o marketing digital busca esses mesmos benefícios, é essencial incorporar a arte de contar histórias ao ambiente online.
Exemplos sobre como aplicar o storytelling no marketing digital
A aplicação do storytelling no marketing digital pode acontecer conforme o tipo de conteúdo a ser produzido. Veja abaixo três exemplos sobre como pode ser aplicado:
Campanhas de mídias sociais
Uma empresa pode criar histórias envolventes para compartilhar nas redes sociais, capturando a atenção do seu público-alvo. Apesar de se tratar de uma das maiores empresas esportistas, a Nike faz exatamente isso.
A empresa norte-americana se tornou hábil em criar tramas emocionantes nas suas campanhas, contando histórias de atletas que superaram desafios pessoais. Para isso, a Nike utiliza vídeos, imagens e legendas cativantes, criando uma conexão pessoal com o seu público-alvo.
Uma empresa de cosméticos, por exemplo, pode elaborar um enredo no qual determinado produto mudou a vida de uma pessoa, aumentando sua autoestima e, consequentemente, permitindo que ela conseguisse melhorar seus relacionamentos sociais e até mesmo no trabalho.
Blog
Considerado um canal poderoso para inserir a audiência no seu funil de vendas, os conteúdos para blog podem ser usados para uma série de coisas. Um bom exemplo, é demonstrar os valores e a missão de uma empresa.
Imagine uma marca de produtos orgânicos que deseja compartilhar histórias sobre os agricultores locais que cultivam ingredientes, já que, segundo o portal de notícias Valor Econômico, a agricultura orgânica cresceu quatro vezes na última década no Brasil, então há um mercado para explorar.
Uma tática importante seria demonstrar os benefícios de uma alimentação natural, por meio de histórias que ajudem a criar mais confiança e lealdade com os consumidores.
Vídeos e anúncios on-line
Uma das maiores empresas de bebidas do mundo, a Coca-Cola, sempre usou storytelling para veicular os seus anúncios. A exemplificação perfeita são as propagandas de Natal, que demonstram as famílias reunidas, a amizade presente e a generosidade entre todos.
A ideia é promover a marca, mas também tocar o coração dos espectadores e, assim, incentivá-los a compartilhar a mensagem com os outros. No caso de uma empresa de doces, é possível utilizar do mesmo “ingrediente”, criando um vídeo ou anúncio que conecte com o público-alvo, provocando os mesmos sentimentos.
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