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Business Intelligence no Marketing Digital: como o BI pode ajudar a tomar decisões baseadas em dados

Este artigo explora o funcionamento do Business Intelligence no marketing digital, demonstrando como o BI auxilia na tomada de decisões baseadas em dados.

Publicado em: 23 de May de 2024

O Business Intelligence no marketing digital refere-se à coleta, análise e interpretação de dados, buscando o impulsionamento das estratégias de marketing. Para isso, são utilizadas ferramentas e técnicas para extrair insights de valor sobre o comportamento do consumidor.

Uma das vantagens que o BI (Business Intelligence) oferece é a compreensão sobre a eficácia das campanhas criadas e as tendências de mercado. Em outras palavras, existe uma orientação por dados que possibilita que as empresas tomem decisões mais informadas e direcionadas. 

Se deseja saber mais sobre Business Intelligence no marketing digital, você veio ao lugar certo para entender sua importância, funcionamento e vantagens. Continue a leitura!

Business Intelligence no marketing digital: O que é o BI?

Antes de entender o BI no marketing digital, é necessário saber o que é o Business Intelligence. Por ser um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas com objetivo de analisar os dados, melhorando a tomada de decisões, deve se basear em informações concretas.

Com a proposta de trazer mais inteligência aos negócios, está claro que se refere a algo abrangente, englobando aplicativos, estrutura, ferramentas e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações.

A partir dessa visão, é possível melhorar a assertividade das decisões e tornar o desempenho mais otimizado. Na busca por uma vantagem competitiva, o Business Intelligence no marketing digital é capaz de auxiliar na análise de dados, possibilitando ações e ajustes necessários para isso. 

O processo de implementação do BI não pode se resumir a gerar relatórios, porque é uma transformação cultural na empresa. Portanto, ele consiste em valorizar os dados e utilizá-los em decisões estratégicas, sendo uma abordagem contínua e não apenas pontual.

No contexto do marketing digital, o BI possibilita que você tenha informações sobre os seus consumidores, por exemplo: qual o interesse deles, quais comportamentos possuem, o que afeta a decisão de compra, entre outras questões. 

Importância do Business Intelligence

O Business Intelligence para o marketing digital tem a mesma importância que o sistema nervoso central para o corpo. Isso significa ter a capacidade de conectar diversas fontes, como:

  • Sites e aplicativos: permite o acompanhamento do comportamento dos usuários nestes locais, coletando dados inerentes a visualização da página, tempo de permanência, taxa de conversão, etc.
  • Campanhas de marketing: possibilita o monitoramento das suas campanhas em variados canais, como e-mail marketing, mídia social e anúncios pagos. Com isso, é possível identificar o que deu certo e o que carece de ajustes. 
  • CRM: proporciona a integração dos dados do seu sistema central, dando uma visão completa do histórico de interações dos clientes. A partir disso, é possível entender toda a jornada de compra. 
  • Mídias sociais: viabiliza o uso de ferramenta de análise de mídias sociais para acompanhar as impressões das pessoas acerca do seu produto ou serviço. 

O BI no marketing digital consegue transformar esses dados brutos em “informações acionáveis”, permitindo a medição do Retorno Sobre o Investimento (ROI). Dessa maneira, é possível identificar quais canais e estratégias obtiveram melhores resultados.

Destaca-se, além disso, a otimização de campanhas com base nas informações coletadas, permitindo sua personalização conforme o comportamento e preferência dos clientes. A relevância das mensagens é aumentada e as conversões são impulsionadas. 

Outro destaque do Business Intelligence no marketing digital é a criação de públicos-alvo segmentados, elevando o alcance da mensagem. Além disso, é algo que favorece a tomada de decisões baseadas em dados, eliminando as suposições e aumentando as chances de sucesso. 

O BI no marketing digital é capaz de personalizar a experiência do cliente no site e aplicativo, oferecendo produtos relevantes para cada indivíduo. Ao mesmo tempo, também pode prever tendências futuras de mercado e comportamento dos usuários. 

Funcionamento do Business Intelligence no marketing digital

O Business Intelligence no marketing digital se baseia na tomada de decisão com base em informações concretas, como citado anteriormente. Dessa forma, é necessário entender como ele auxilia nesse processo. 

  • Coleta de dados: várias fontes do marketing digital são usadas para essa etapa, como as redes sociais, sites, campanhas de e-mails, etc. Para isso, incluem-se dados demográficos, comportamentais, de interação e também de conversão. 
  • Processamento e organização: logo após a etapa anterior, é então a hora de limpar os dados, normalização e a estruturação em formatos que facilitem o processo de análise. 
  • Análise avançada: o BI usa técnicas avançadas para a análise, identificando os padrões e obtendo insights valiosos sobre os dados. 
  • Visualização de dados: a etapa seguinte é a criação de tabelas, gráficos e até de dashboards interativos, possibilitando o entendimento das campanhas e a identificação de oportunidades ou melhorias. 
  • Tomada de decisão baseada em dados: o que permite mais assertividade nas decisões, uma vez que elas passam a ser fundamentadas. Além disso, o BI possibilita o ajuste das estratégias de campanhas, favorecendo o direcionamento de recursos para as áreas que deram mais retorno. 
  • Avaliação de resultados: como se não bastasse apenas auxiliar no processo decisório, ele também permite a avaliação do impacto das decisões a curto, médio e longo prazo, podendo acompanhar métricas-chave e favor o ajuste das estratégias com base nos resultados obtidos. 

No âmbito do marketing digital, pode-se dizer que o Business Intelligence é uma ferramenta crucial para transformar dados em boas percepções. Com um mercado cada vez mais acirrado, ter esse auxílio é fundamental para obter uma vantagem competitiva.  

Quais são as vantagens de utilizar o Business Intelligence no marketing digital? 

Entre as principais vantagens do Business Intelligence no marketing digital, é possível destacar:

1- Planejamento estratégico aprimorado

Ao acessar os dados e realizar a análise, é possível converter esses dados em informações estratégicas para a empresa, fornecendo uma visão abrangente do negócio. Isso inclui aspectos como o desempenho nas vendas, o comportamento do cliente, entre outros.

Essas informações servem para definir metas inteligentes e realistas, aumentando as chances de sucesso. Da mesma forma, otimizam-se os processos, identificando os gargalos e as áreas improdutivas, aumentando o desempenho e reduzindo os custos. 

2- Controle de riscos aprimorado

Por permitir a identificação e prevenção de riscos, antecipam-se a possíveis ameaças, já que os dados históricos foram analisados, e as tendências de mercado, favorecendo a tomada de decisões proativas.

Ao minimizar os riscos, porque as decisões são tomadas com base em dados, a resiliência da empresa aumenta. Em caso de imprevistos, o BI também fornece informações para uma resposta ágil e eficiente, reduzindo o impacto negativo. 

3- Otimização das rotinas internas

O BI permite avaliar em tempo real o desempenho, monitorando a equipe, departamento ou colaborador de forma individual, identificando pontos fortes e áreas para serem aprimoradas. 

Identifica-se também os gargalos e os processos ineficazes, levando a um aprimoramento contínuo por meio da implementação de melhorias. Por fim, as tarefas repetitivas são automatizadas, liberando mais tempo para o que realmente importa. 

4- Tomada de decisões ágil e assertiva

O Business Intelligence no marketing digital permite o acesso rápido às informações confiáveis, favorecendo a análise preditiva para o futuro. Em outras palavras, aumenta-se a agilidade e a competitividade da empresa, ao responder rapidamente às mudanças de mercado e as necessidades dos clientes.

Um dos principais benefícios do BI é a redução de erros e custos, já que os dados obtidos são reais. 

5 – Melhor atendimento ao cliente e fidelização

Ao entender profundamente o cliente, torna-se possível identificar suas necessidades e desejos, personalizando produtos, serviços e experiências. Isso resulta em maior satisfação, uma vez que os problemas são solucionados de forma rápida e eficiente.

Para fidelizar os clientes, é necessário identificar a corrigir os fatores que levam à perda deles, algo que o BI é capaz de fornecer dados. Até mesmo o NPS (Net Promoter Score) pode ser melhorado, por meio de um atendimento diferenciado. 

6- Redução de custos

O uso do BI auxilia a identificar áreas de gastos desnecessários, otimizando a utilização dos recursos. Ao viabilizar negociações mais informadas, os dados concretos podem fundamentar acordos com fornecedores, permitindo a redução efetiva dos custos.

Com a otimização da cadeia de suprimentos, as despesas inerentes passarão por uma gestão mais eficiente, em níveis de estoque, logística e distribuição. Dessa forma, a alocação inteligente de recursos também é aumentada. 

7- Crescimento contínuo e sustentável

Ao identificar novas oportunidades de negócios através da análise de dados e insights que o BI fornece, é possível desenvolver produtos e serviços inovadores, se for o caso. Com isso, também dá para expandir para novos mercados e até se tornar líder de mercado. 

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