O SEO para mobile envolve a otimização de um site para assegurar o acesso e a funcionalidade via dispositivo móvel. Em outras palavras, está é uma ferramenta para quem deseja ter seu site bem posicionado nos resultados de busca.
Embora não existam dois algoritmos diferentes para ranqueamento, o mobile SEO é uma extensão do SEO convencional. No entanto, é preciso que um update chamado Mobile-First Index do Google faça o buscador dar prioridade a sites com experiência móvel mais avançada.
O SEO para mobile envolve diretamente o ajuste de design, conteúdo e a performance do site para smartphones Android e iPhones, já que a capacidade de processamento não é a mesma de um computador pessoal e a internet pode ser mais lenta.
Por que o SEO para mobile é importante?
O SEO mobile precisa focar em trazer uma experiência otimizada para telas compactas e dispositivos móveis, considerando aspectos como:
- AMPs (Accelerated Mobile Pages);
- Carregamento ágil de páginas;
- Conteúdo com otimização para ser consumido em smartphones Android e iPhones;
- Design responsivo;
- Navegação com interatividade em dispositivos touch screen.
Para ter mais intuitividade durante a navegação, a adequação do site permite elevar a chance de melhorar o ranqueamento e trazer mais tráfego orgânico para ele.
Como a quantidade de acessos tende a ser maior por celulares, ele se torna algo essencial por:
Tornar melhor a prática do usuário
Se um visitante acessa uma página e a mesma demora para carregar, muitos a fecham e entram em outra, ou desistem da pesquisa. Por isso, oferecer um design que se adapte ao tamanho menor da tela, garante mais fluidez ao navegar e, ao mesmo tempo, ajuda a aumentar as taxas de retenção e conversão.
Ter um design ajustável
Uma das piores coisas que existem para o usuário é acessar uma guia de um website e precisar dar zoom para ler o conteúdo. Dessa forma, ter responsividade no design garante que a página se adapte ao dispositivo móvel, sem prejudicar a resolução.
Reduzir o tempo de carregamento
O SEO mobile garante que a página carregue rapidamente, reduzindo a chance de alguém a fechar pela demora em ser carregada. Lembre-se que os visitantes às vezes precisam consumir um conteúdo em poucos minutos, ou seja, não têm tanto tempo disponível.
Possuir conteúdos otimizados
A otimização de conteúdos, como textos objetivos com imagens, vídeos e subdivididos em títulos H1, subtítulos H2, etc., consegue atingir mais pessoas, melhorar a experiência do visitante, impulsionar o SEO e aumentar as conversões.
Como avaliar a qualidade do mobile SEO?
Há muitas opções para ajudar na avaliação da qualidade do site para mobile SEO. O SEOmator e o Dopinger se destacam, uma vez que possibilitam ter um feedback sobre uma série de coisas, por exemplo:
- Compatibilidade com velocidades distintas de internet, desde 2G até 5G;
- Texto ilegível;
- Link clicáveis próximos;
- Redirecionamentos.
Essas ferramentas ajudam a ajustar o site, garantindo uma experiência de usuário melhor. O Google Analytics 4 é bom para ideal o desempenho das páginas do site, assim como o Google PageSpeed Insights também é um excelente recurso.
Como o Mobile SEO afeta o ranqueamento do site?
O ranqueamento prioriza sites mais usáveis por dispositivos móveis, especialmente após a implementação do algoritmo Mobile-First do Google. Para isso, é essencial que a interface seja projetada para funcionar bem em smartphones Android e iPhones.
Se um usuário sair rapidamente do site, os mecanismos de pesquisa considerarão isso uma taxa de rejeição. Assim, é necessário aumentar o tempo de permanência no site, e para isso é crucial pensar no SEO mobile.
Embora já mencionado anteriormente, é importante reforçar que a navegação deve ser eficiente, especialmente com botões e links clicáveis. Da mesma forma, o texto precisa se ajustar à tela do celular e o tempo de carregamento deve ser rápido.
Utilização do Accelerated Mobile Pages (AMP)
Trata-se de uma iniciativa do Google, visando tornar o carregamento das páginas em dispositivos móveis mais rápido. O objetivo é permitir um carregamento instantâneo ao acessar o site, melhorando a navegação. Com o uso do AMP (Accelerated Mobile Pages), é possível otimizar as classificações de busca móvel.
Otimização para pesquisa local
O mobile SEO ajuda a otimizar o site para pesquisas locais, atraindo mais tráfego, pois os usuários móveis buscam frequentemente por produtos e serviços próximos a eles.
O SEO para mobile deve ser implementado por uma empresa que tenha expertise no assunto. A GB Creative, por exemplo, é uma agência especialista em SEO, que é um campo complexo e estratégico, auxiliando o crescimento on-line do seu negócio.
Fundada há mais de 16 anos, a GB Creative também oferta soluções especializadas em Marketing Digital e Vendas, SEO, Inbound Marketing, Account-Based Marketing, Criação de Site e Design Estratégico.
Sediada em Vitória-ES, ela conta com um time com vasto know-how, atendendo clientes em todo o Brasil, nos Estados Unidos e também na Europa.
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