Vamos otimizar os resultados digitais do seu negócio?

Solicitar Orçamento

Fale com a gente e entenda o que podemos fazer pela sua empresa. Nós te responderemos dentro de 1 dia útil.

"*" indicates required fields

Gostaria de receber nossos e-mails personalizados com estratégias e materiais sobre marketing digital?*

Como a IA generativa do Google impacta os anúncios online

Os anúncios online estão se tornando mais relevantes e úteis, podendo ser integrados à Inteligência Artificial (IA) generativa do Google.

Publicado em: 26 de June de 2024

A IA generativa do Google tem mais de 30 soluções para a criatividade, produtividade e mensuração de resultados. De acordo com o evento Google Marketing Live 2024, a empresa norte-americana acredita que os profissionais do marketing poderão criar anúncios de marketing mais atraentes.

Se o Google Marketing Live (GML) de 2013 foi o responsável pela transição para o mobile, o evento deste ano indica a mudança para os anúncios serem integrados às recentes buscas por atualizações orientadas por inteligência artificial.

A mídia on-line está se tornando mais relevante e útil, podendo ser integrada à IA generativa do Google. Em outras palavras, a empresa deseja atender às necessidades dos usuários, oferecendo experiências imersivas e criativas de alta performance. 

Como a IA generativa do Google impactará os anúncios?

Recentemente o Google I/O lançou o Al Overview, que exige respostas geradas por IA no topo das buscas. Além disso, a empresa disse que pretende futuramente incluir anúncios, gerando soluções específicas para as consultas dos usuários. 

Como se trata de uma inteligência artificial generativa, o aprendizado é constante, permitindo que a Google ajuste a tecnologia. Segundo a própria empresa norte-americana, a AI Overview impactará o tráfego dos sites, mesmo que atualmente não tenha clareza sobre a quantidade de links patrocinados.

A IA generativa do Google tem potencial para reduzir em 25% a utilização de buscadores, impactando a publicidade digital. Por outro lado, será preciso superar desafios, como respostas erradas em consultas incomuns.

Promessa de turbinar os anúncios e o ROI

A Alphabet é uma holding de empresas que pertenciam ao Google, incluindo a própria Google, que tem como principal receita o impulsionamento de anúncios pagos. Trata-se de 57,3% do faturamento, mas um detalhe interessante é que 40% das consultas de compras mencionam marcas.

A empresa do Vale do Silício visa tornar a criação de anúncios mais fácil e envolvente. Para isso, melhorará a experiência de compra, tornando o alcance maior, mantendo o envolvimento do público e melhorando o ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Embora estejam em testes, a Google já conseguiu utilizar um assistente de IA para coletar informações adicionais dos usuários e recomendar produtos personalizados, facilitando a finalização da compra.

Acredita-se que o próximo passo da empresa será ter novos perfis visuais no topo das buscas, exibindo produtos, vídeos, avaliações e promoções. Desse modo, será possível ter uma visão mais sistêmica das marcas. 

Em relação ao Performance Max, a IA generativa do Google permitirá que os anunciantes compartilhem suas diretrizes visuais para criar variações de anúncios que se alinhem aos padrões da marca. Isso vai permitir um aceleramento da produção criativa, assim como a utilização de outros recursos:

  • Ferramentas de edição de imagens para adicionar objetos e adaptar anúncios para múltiplos formatos, possibilitando uma segmentação eficaz;
  • Anúncios em 3D e vídeos 360º para trazer mais interação e envolvimento para a interação. 

Mais do que a IA, a ideia é ter um facilitador 

Diante do cenário apresentado, como será que ficará o Gerenciador de Dados do Google ADS? A resposta para essa pergunta é a mensuração e a análise de campanhas estarão possíveis em um só lugar, reunindo dados próprios.

A IA generativa do Google será capaz de analisar dados e fornecer insights sobre as melhores ações. Por isso, será capaz de otimizar processos, tempo e custos operacionais, tornando a competição entre players, mais igualitária. 

Destaca-se também a percepção de Rodrigo Paoletti, head de produtos e performance do Google Brasil, indicando que a IA tem facilitado a criação de assets criativos e otimizando processos de marketing digital.

A tecnologia, após o lançamento do Gemini e a sua interação na suíte de busca por anúncios, transformou a publicidade digital. Contudo, convém destacar que a IA não é um profissional de marketing, indicando que a ferramenta tem alguns limites.

A Agência GB Creative está há mais de 16 anos oferecendo soluções personalizadas para marketing digital, como: Account-Based Marketing, Criação de Site, Design Estratégico, Inbound Marketing e Vendas. 

Sediada em Vitória-ES e com um time com vasto know-how, a empresa atende clientes em todo o Brasil, nos Estados Unidos e também na Europa. Confira nossos cases de sucesso por meio deste link

Para acessar mais novidades relacionadas a IA generativa do Google e outros assuntos sobre marketing digital, acesse o blog. Aproveite e nos siga também no Instagram, pelo @agenciagbcreative.

Conteúdos relacionados…