Antes de entender a importância do rebranding, é preciso saber o que é o reposicionamento de marca. Sendo assim, trata-se de uma estratégia para alterar a sua denominação, logo ou mesmo design para formar uma nova identidade.
O objetivo é realizar ajustes, que podem ser sensíveis ou completos, afetando como se colocam em público e perante o mercado. Grandes empresas optam frequentemente por isso. Será que você já viu alguma mudança recente por aí?
A resposta para as duas perguntas é positiva, inclusive ressalta mais uma vez a importância do rebranding. Grandes empresas de vários segmentos, como bancário, automotivo, entretenimento, pet e de bebidas optaram por esse caminho.
Qual é a importância do rebranding?
Ao realizar o rebranding, consegue-se, quando bem-feito, atrair novos olhares, conectar-se com o público e agregar mais valor aos produtos/serviços disponíveis. Por isso, várias empresas fizeram isso, abaixo veja algumas delas?
Logo Itaú: Antes e Depois
O banco Itaú tem mais de 80 anos de história, mas não teve medo algum de mudar o seu logo em 2023. Com direito a uma grande campanha, estrelas, como Jorge Ben Jor, Madonna, Ingrid Silva, Fernanda Montenegro, Ronaldo Fenômeno e Marta foram os escolhidos.
A campanha se voltou para o futuro, tentando introduzir o banco a essa nova realidade dessa década. Destaca-se, ainda, a semelhança com a logo do Banco Inter, que rendeu um post da empresa no X (antigo Twitter) bem irônico.
O Itaú, no entanto, disse usar o laranja desde os anos 1970, então a comparação não fazia sentido.
Logo Twitter/X: Antes e Depois
Lembra do passarinho Azul que era símbolo do Twitter? Elon Musk tratou de tirar o maior símbolo da rede social, mudando o nome dela para X. O logo é um X diferenciado, bem mais simplista do que o seu símbolo clássico.
Logo Pepsi: Antes e Depois
Não é simples rivalizar com a Coca-Cola, porém a Pepsi consegue fazer isso há várias décadas. Por ser um ícone do Super Bowl, a empresa resolveu se inspirar na versão dos anos 90, focando na ousadia.
O intuito foi impulsionar o sabor Zero Açúcar, que se tornou a nova aposta da empresa. Além disso, existe um certo apelo à memória afetiva das pessoas, afinal a marca teve uma boa participação no mercado na década de 1990.
Logo Petz: Antes e Depois
Para se destacar da concorrência, a Petz decidiu modificar a sua logo agradável para um símbolo que lembra mais que o varejo. Em outras palavras, a meta é incrementar a ideia dos serviços e marcas do próprio ramo.
Segundo a revista Exame, a empresa conseguiu sair de um faturamento de 1,7 bilhão para 4 bilhões, desde 2020. O segmento pet tem recebido atenção de várias empresas, já que cada vez mais os laços entre os pets e seus donos têm ficado mais fortes.
Logo Warner Bros: Antes e Depois
A Warner Bros foi uma das pioneiras no cinema de Hollywood e decidiu voltar para as origens no seu rebranding. A empresa decidiu abandonar o design flat azul, optando por dar um contorno dourado à sigla WB, modificando-se do que foi feito nos últimos anos.
Logo Peugeot: Antes e Depois
Lembra do Leão que aparecia nos carros da Peugeot? Ele está diferente! Afinal, a ideia da montadora é se tornar uma opção de mobilidade premium, inclusive para o mercado brasileiro, o objetivo é superar a má fama, com a ajuda do grupo Stellantis.
Agora que você conferiu a importância do rebranding e as empresas que optaram por isso, visite nosso site e nosso insta @agenciagbcreative e fique por dentro das novidades!