CRM: Saiba o que é e como adotar na sua empresa

O CRM é uma peça fundamental para que as empresas que trabalham com marketing digital e vendas alcancem as metas que desejam, seja no aumento das vendas, produtividade ou na expansão dos negócios.

Com esta ferramenta, é possível gerenciar todos os processos realizados na sua empresa visando eliminar falhas, aumentar a eficiência da equipe e aperfeiçoar estratégias personalizadas de acordo com cada cliente. 

Continue lendo este artigo e saiba tudo o que você precisa sobre CRM, desde seus benefícios até como implementar a ferramenta em suas operações. Confira!

 

O que é CRM?

CRM é uma abreviação de Customer Relationship Management, que traduzido para o português significa: Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. 

Seu objetivo é proporcionar uma abordagem mais estratégica do relacionamento com o cliente a partir da organização de todo o processo comercial para aumentar o desempenho das vendas de empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Existem diversos motivos e formas de utilizar a estratégia de CRM, mas lembre-se que o foco deve sempre estar na experiência do cliente, ou seja, sua empresa precisa atender as necessidades e apresentar uma solução para o problema do seu potencial cliente.

 

Por que utilizar as ferramentas de CRM:

Para além de organizar o processo comercial, a estratégia de CRM possibilita uma série de vantagens como, por exemplo, o acesso e acompanhamento de informações importantes sobre os seus leads, o conhecimento das necessidades reais de seus clientes e o auxílio na tomada de decisões mais assertivas por parte da sua equipe de marketing. 

Listamos a seguir 5 benefícios do CRM que são essenciais para suas vendas.

 

1. Prospecção de novos leads

O custo de aquisição de clientes, conhecido pela sigla CAC, é, na maioria das vezes, um percurso custoso e que requer investimentos altos. Por isso, muitas empresas optam por manter e fidelizar os clientes atuais ao invés de buscar por novos. Mas quando o assunto é a expansão dos negócios, ir atrás de outros consumidores é inevitável.

No entanto, utilizando uma plataforma de CRM, a prospecção de novos leads fica mais simples e otimizada, o que garante a economia de tempo e diminui os custos de execução das tarefas.

De forma automatizada, o CRM coleta os dados e transforma em leads todas as pessoas que realizaram algum tipo de interação com a sua empresa por meio do site, blog ou redes sociais.

Coletar informações, como o nome, e-mail, idade, interesses e lugar onde vive, permite que o seu time de marketing desenvolva boas estratégias de comunicação para que o lead desperte interesse no produto ou serviço oferecido e entre para o funil de vendas. 

 

2. Domínio da jornada de compra do cliente

Entender a jornada de compra do cliente é fundamental para sua empresa se destacar do resto do mercado que se encontra cada vez mais competitivo. 

Ao oferecer conteúdos relevantes e personalizados que conseguem, de maneira rápida e objetiva, tirar dúvidas, superar incertezas e despertar a necessidade dos clientes, você estará no caminho certo rumo ao domínio do seu funil de vendas.

Desenvolver um mapeamento de navegação também é uma grande vantagem para analisar o comportamento e compreender a jornada de compra do seu lead.

Portanto, explorar o tempo de permanência nas páginas, histórico de compras, produtos visitados e adicionados ao carrinho pode contribuir para que a sua equipe verifique aquilo que é comprado, desejado ou rejeitado pelos clientes e determine ações futuras a serem tomadas. 

 

3. Otimização dos processos da equipe 

Toda empresa conta com diversos métodos e sistemas que precisam funcionar de forma alinhadas entre si. Entretanto, em diversos casos, a falta de sincronia entre estes processos acaba por comprometer a experiência do cliente com seu negócio. 

Mas, com a plataforma de CRM, não existe este e nenhum outro tipo de descompasso. 

Por integrar processos de marketing e vendas a partir da conexão com outros softwares e soluções digitais, o resultado dessa combinação pode ser percebido no aumento da produtividade da equipe e na redução do desperdício. 

Afinal, ordenar os procedimentos e alinhar os sistemas torna o ambiente de trabalho mais eficiente. A equipe que possui um guia com instruções nítidas e precisas consegue desenvolver seu trabalho em menos tempo, o que assegura que os clientes receberão além do bom atendimento, um serviço de qualidade.

 

4. Comunicação direta com o cliente

Possuir uma comunicação direta com o cliente é essencial para manter o relacionamento positivo entre sua empresa e o consumidor. Primeiro, porque se a sua empresa está presente em diversas plataformas digitais, é preciso estabelecer uma linha unilateral de comunicação, onde as mensagens devem estar organizadas com uma linguagem clara e um tom uniforme. 

Segundo, porque o diálogo mais direto com o consumidor permite a identificação das suas necessidades com mais facilidade, o que possibilita enxergar em qual etapa do funil de vendas o lead se encontra e, a partir disso, direcionar ações mais personalizadas para que ele conclua sua jornada de compra. 

Contudo, é preciso estar atento aos consumidores que, por exemplo, mesmo estando próximos da decisão de compra, ou seja, já identificaram a necessidade de adquirir seu produto ou serviço, ainda não conheceram todos os detalhes daquilo que o seu negócio tem a oferecer. 

São em momentos como este que o CRM demonstra seu potencial. Com base nos dados do perfil de cada cliente, fica ainda mais fácil realizar o ajuste do conteúdo de acordo com o estágio de cada cliente para fornecer o material correto no tempo certo, o que aumenta suas chances de fechar negócio. 

Por último, mas não menos importante, ao manter uma comunicação contínua e estruturada, sua empresa também garantirá o sucesso do cliente. Esta condição é importante pois envolve a experiência do consumidor com o seu comércio desde o primeiro contato até o pós-venda e determina a imagem da sua firma. 

 

5. Base de relatórios completos

Com o uso da estratégia de CRM, sua equipe de marketing terá acesso a uma base de relatórios completa e atualizada que contém, em um só local, dados precisos sobre seus contatos, como: as fontes onde os leads foram convertidos, o estágio em que os leads se encontram, as páginas que mais visitam, entre outros.

A ferramenta permite a segmentação dos leads de acordo com a etapa do funil de vendas na qual se encontram. Isso facilita a entrega de atividades que na prática são demoradas, mas que podem ser automatizadas por meio do CRM, como o envio de e-mail marketing e newsletter personalizados.

Além disso, com a base de relatórios pode-se observar também as taxas de conversão, cliques e aberturas, assim como evitar problemas como a marcação de spam, os chamados soft bounces e hard bounces, nas suas campanhas de e-mail marketing.

Realizar a análise de dados é importante porque, a partir da interpretação destas estatísticas, você poderá traçar o propósito das suas operações de forma mais objetiva e identificar o Retorno sobre o Investimento (ROI) de cada ação de com maior precisão. 

Com isso, sua empresa terá uma visão sistemática sobre as rotinas e poderá direcionar seus esforços para ações mais benéficas e rentáveis. 

Implemente estratégias de CRM com quem entende de mercado.

Agora que você já sabe a importância da ferramenta de CRM para aumentar o desempenho da sua equipe e melhorar o relacionamento com seus clientes, o que acha de adotá-la na sua empresa? A equipe da GB Creative possui toda a expertise necessária para implementar e realizar a gestão da ferramenta de CRM nas operações de seu negócio. 

Aqui na GB, utilizamos a ferramenta RD Station CRM para integrar nossas plataformas, acompanhar a jornada de compra dos clientes e traçar estratégias mais eficientes.

Com planejamento, aperfeiçoamento de processos e otimização dos mecanismos,  ajudamos sua empresa a construir resultados excepcionais.

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