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5 Dicas Cruciais Para Aumentar a sua Retenção de Clientes no E-commerce B2B

Descubra 5 dicas importantes para aumentar a sua retenção de clientes no e-commerce B2B e melhorar os seus resultados internos.

Publicado em: 30 de May de 2022

Melhorar a sua retenção de clientes no e-commerce B2B é algo essencial que engloba um conjunto de estratégias. O foco é manter os seus clientes e até mesmo garantir que outras compras se realizem com certa recorrência.

O grande problema é que para os clientes B2B as suas vendas são mais específicas e criteriosas. Nesse contexto, é primordial que você tenha táticas robustas e eficazes, pois ter recorrência de vendas é a meta de todo vendedor.

O objetivo deste texto é te mostrar cinco dicas para melhorar a sua retenção de clientes no e-commerce B2B. Dessa forma, você pode ter táticas que realmente funcionam, mas se atente a última dica, pois é onde estará a tática mais relevante.

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5 dicas para melhorar a sua retenção de clientes no e-commerce B2B

Segundo um estudo realizado pela Bain & Company, uma empresa americana de consultoria de gestão, que também atende no Brasil, reter 5% a mais de clientes aumenta a lucratividade do negócio em até 30%.

O autor do estudo foi Fred Reichheld e, de acordo com ele, fica evidente que é indispensável apostar nisso. Nesse sentido, a retenção é fundamental para melhorar o sucesso das suas vendas e se manter à frente da concorrência.

Chegou a hora de aprender quais são as 5 dicas para melhorar a sua retenção de clientes no e-commerce B2B. Desse modo, veja a seguir quais são elas e tenha os detalhes para gerar recorrência de vendas.

Invista na satisfação do cliente

Em primeiro lugar, vender para outro CNPJ é ter por trás de você outra empresa que também vende algo. Portanto, o que ela deseja entregar para o cliente é o mesmo que você e se trata da satisfação do cliente.

Garanta que o seu produto anunciado corresponde exatamente aquilo que é oferecido. Do contrário, acredite: as compras podem gerar reclamações e isso irá prejudicar a sua reputação no mercado.

Lembre-se: ao garantir que o produto entrega o que está no anúncio, a primeira barreira foi quebrada. Em outras palavras, para otimizar a sua retenção de clientes no e-commerce B2B cumpra com o que você combinou.

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Utilize o comércio conversacional

Cada vez as pessoas preferem tudo na palma de suas mãos por isso use o WhatsApp a seu favor. Utilize o aplicativo para conversar com o seu cliente e disponibilizar um canal livre de comunicação.

Ao invés de ter que ir até o site, enviar uma mensagem, aguardar alguns minutos e ser atendido, pelo WhatsApp facilita o processo. Nesse sentido, o uso de chatbots, que é uma ferramenta para filtrar e direcionar mensagens, é excelente.

Você garante que o seu cliente seja tratado como se tivesse entrado em uma loja física. Assim, esse tipo de tática traz para o seu negócio uma diferenciação para você e está entre as minhas dicas mais importantes.

Crie conteúdo de qualidade

A jornada do cliente não termina na hora da compra, porque é a partir disso que você irá gerar recorrência de vendas. Para isso, crie textos informativos, vídeos e tenha uma presença forte nas suas redes sociais.

Conheça as “dores” do seu público e ofereça o “remédio” para cada uma delas. Ao mesmo tempo, reduza o seu CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e amplie o Customer Lifetime Value, que é o valor que os clientes gastam no ciclo de vida na relação com a sua empresa.

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Entregue quantidade e qualidade

Um recurso importante é oferecer qualidade no seu site, como um conteúdo e uma estrutura de qualidade. Além disso, a navegação deve ser excelente e a qualidade também, já que ambas garantem um resultado interessante.

Entregue uma página de vendas que tenha velocidade de carregamento satisfatória e contenha as melhores práticas de SEO. Lembre-se de inserir boas imagens e ter informações claras sobre o seu produto.

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Use a plataforma RD Station e as suas funcionalidades de CRM

Por fim, utilize a plataforma RD Station e as suas funcionalidades de CRM, porque abrange várias necessidades da sua empresa. Como, por exemplo: atração de clientes e Leads para o seu negócio, ou seja, facilita a evolução da empresa.

Por unir automação e a Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), você tem tudo para fazer a diferença. Da mesma forma, se trata de uma ferramenta única e simples, descubra mais informações sobre ela através deste link.

Agora que você viu cinco dicas para aumentar a sua retenção de clientes no e-commerce B2B, coloque o conhecimento em prática. Entre em contato com a GB Creative e acesse as melhores estratégias para aprofundar neste assunto.

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