O e-mail marketing tem um espaço de relevância em meio às estratégias de marketing digital. Isso porque, ele serve tanto para o contato inicial com o lead, como também para o pós-venda – sendo essa uma ótima ferramenta de nutrição e fidelização de leads, prospects e clientes em todas as etapas do funil de vendas. Em outras palavras, a resposta é sim: o e-mail marketing ainda vale a pena.
Essa ferramenta possui, portanto, um baixo custo e grande eficiência para chegar até o seu público-alvo. Trata-se de uma estratégia indispensável para se inserir no planejamento de marketing digital da sua empresa. A única regra é usar esse recurso de maneira adequada, adaptando-o ao seu negócio.
Sendo assim, elaboramos 5 motivos para usar a estratégia e compreender, na prática, como o e-mail marketing ainda vale a pena. Veja a seguir:
1. Comunicação com os seus leads
Em primeiro lugar, podemos afirmar que um dos motivos pelo qual o e-mail marketing ainda vale a pena é o fato de que ele permite a construção de um relacionamento com os seus potenciais clientes.
Sendo assim, é possível enviar mensagens específicas para sua persona, bem como planejar ações de engajamento. Alguns exemplos são: newsletters, e-mails sazonais, nutrição de leads, boas-vindas, depoimentos e pesquisas de opinião, entre outros.
2. Possui excelente custo-benefício
Um dos fatores pelo qual o e-mail marketing ainda vale a pena é o seu excelente custo-benefício. A única despesa necessária, será o serviço de automação, que é um gasto mensal, ou seja, não é tão recorrente como em outras estratégias de marketing.
Desse modo, quando comparado a outros modelos, o Retorno Sobre o Investimento (ROI), é muito maior. Além disso, quando realizado de maneira adequada, você pode ter grandes chances de conversão.
3. Segmentação do público
A segmentação é uma maneira de realizar uma comunicação eficiente com seus leads, auxiliando assim, no envio de mensagens direcionadas. O uso do e-mail marketing ainda vale a pena para este fim, pois permite que nós possamos classificar o nosso público em etapas, considerando seu momento de compra.
Isso porque, enquanto alguns já estão familiarizados com a marca, por exemplo, outros estão em estágio inicial. Sendo assim, é possível construir uma mensagem adaptada para cada um, levando em consideração os hábitos e interesses deste público. O auxílio de ferramentas de automação será essencial para gerenciar esse processo.
4. Conteúdo personalizado
Vale destacar também, que o e-mail marketing possibilita a criação de um conteúdo personalizado para o seu público. Em outras palavras, nós podemos usufruir deste canal para manter uma conversa com os clientes e “ser lembrado” enquanto marca.
Embora muitas empresas tenham o intuito de utilizar essa ferramenta apenas para ofertas, descontos e incentivo à compra, ela também é essencial para construir um relacionamento com o cliente.
Alguns métodos para fazer isso, por exemplo, são: usar o nome do cliente, conhecer as interações que ele já teve e ainda fazer testes para entender a melhor performance.
5. Nutrição de leads
Por último, mas não menos importante, uma vantagem que faz jus à ideia de que o e-mail marketing ainda vale a pena, é a nutrição de leads. Desse modo, assim que há a conversão de um lead, isto é, um potencial cliente que ainda não tomou sua decisão de compra, você pode captar informações importantes através do e-mail marketing e aplicá-las em sua estratégia.
Essa é uma forma, até mesmo, de entender em que situação esse determinado cliente se encontra no funil de vendas. A partir disso, você constrói mensagens voltadas para cada etapa, fortalecendo assim, a chance de venda.
Sim, o e-mail marketing ainda vale a pena!
Por fim, podemos concluir de fato que o e-mail marketing ainda pode trazer grandes benefícios para sua empresa. Sendo assim, se você deseja aplicar essa estratégia de forma eficaz, nós podemos te ajudar!
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