Vamos otimizar os resultados digitais do seu negócio?

Solicitar Orçamento

Fale com a gente e entenda o que podemos fazer pela sua empresa. Nós te responderemos dentro de 1 dia útil.

"*" indicates required fields

Gostaria de receber nossos e-mails personalizados com estratégias e materiais sobre marketing digital?*

A Evolução da Segmentação de Marketing: do Geo/Demográfico ao Comportamental

Entenda como a evolução da segmentação de marketing, desde o modelo geo/demográfico até o comportamental melhora a personalização e conversão das campanhas!

Publicado em: 19 de March de 2025

Quando se trata de estratégia para campanhas publicitárias, a segmentação de marketing é fundamental. Ao longo dos anos houve uma grande evolução neste setor, passando de um modelo tradicional baseado em dados geográficos e demográficos para o atual enfoque comportamental. 

Essa mudança não só revolucionou a conexão entre as marcas e seus respectivos públicos, como também tornou-se fundamental para a coleta de dados estratégicos e assertivos. Nesse cenário, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre como ocorreu a evolução na segmentação de marketing, as vantagens da análise comportamental e como ela pode transformar suas campanhas. Confira abaixo: 

A segmentação geográfica e demográfica (o modelo tradicional)

Antes, as empresas utilizavam dados geográficos e demográficos para segmentar suas audiências, incluindo fatores como localização geográfica (país, cidade, região), faixa etária, renda e escolaridade – muitas ainda fazem isto, considerando as estratégias de outbound marketing.

Isso ajudava as marcas a criarem campanhas direcionadas, mas tinha limitações, uma vez que dois consumidores com o mesmo perfil demográfico, por exemplo, podiam ter comportamentos de compra completamente diferentes. Esse fator, portanto, reduzia a precisão e eficácia das campanhas.

Segmentação geográfica e demográfica reduz a precisão das campanhas.

Segmentação de marketing comportamental: o que é e quais são suas vantagens?

A segmentação de marketing comportamental, por sua vez, chega para quebrar essas limitações existentes anteriormente. Com base no comportamento, é possível identificar clientes potenciais com base em interesses e preferências, hábitos de compra, engajamento com conteúdos, histórico de navegação e intenções de busca.

A partir disso, criar campanhas altamente direcionadas, entregando mensagens mais relevantes para o público certo, no momento ideal, torna-se uma realidade. 

Isso porque em vez de direcionar uma campanha para “mulheres de 30 a 40 anos”, por exemplo, você pode segmentar para “mulheres de 30 a 40 anos que buscam por produtos sustentáveis e já compraram itens ecológicos nos últimos três meses”. Quanto maior a especificidade, maior será a chance de êxito da sua campanha. 

Vantagens da segmentação de marketing comportamental

Com base na explicação acima, pode-se concluir que as principais vantagens da segmentação comportamental são: 

  • Personalização de estratégias: é possível criar mensagens personalizadas, de acordo com as necessidades e desejos do público-alvo.
  • Aumento da conversão: quanto maior a assertividade da campanha, maiores serão as chances de conversão. 
  • Redução de custos: é possível direcionar apenas para quem tem maior probabilidade de comprar, o que reduz custos de aquisição, como, por exemplo, o Custo por lead (CPL) e Custo por Clique (CPC). 
  • Melhor relacionamento com cliente: entender o comportamento do consumidor é essencial para construir um relacionamento sólido e fidelizá-lo a longo prazo. 

Quais ferramentas impulsionam a segmentação comportamental?

É possível realizar a segmentação comportamental através de ferramentas de análise de dados e plataformas de tráfego pago. Entre as principais, podemos destacar:

  • Google Ads: permite segmentação baseada em intenção de busca, comportamento de navegação e remarketing.
  • Meta Ads (Facebook e Instagram): realiza a segmentação considerando os interesses, interação com conteúdos e comportamento na plataforma.
  • LinkedIn Ads: ideal para segmentação B2B, considerando cargo, setor de atuação e comportamento profissional.

Um exemplo prático de campanha seria um e-commerce de moda (loja online de roupas), que pode usar a segmentação comportamental para identificar clientes que tenham interesse em seus produtos. Sendo assim, com base nesse comportamento, a marca pode criar anúncios personalizados com ofertas especiais ou frete grátis, aumentando as chances de conversão.

Além disso, outro exemplo bem comum são as plataformas de streaming, como Netflix e Spotify, que usam dados comportamentais para recomendar conteúdos personalizados. Sendo assim, se um usuário assiste a muitos filmes de ação, ele receberá sugestões de títulos semelhantes. Por consequência, isso aumentará o engajamento e a satisfação do cliente.

Leia mais: Tráfego pago – 10 vantagens que podem transformar seu negócio

Estratégias para aplicar a segmentação comportamental

Entre as principais estratégias para aplicar a segmentação comportamental, pode-se destacar a:

    • Coleta de dados: pode-se utilizar ferramentas como Google Analytics, CRM e pixels de redes sociais para coletar dados comportamentais.
    • Análise de comportamento: se possível, identifique padrões de compra, navegação e engajamento. 
    • Construção de personas: desenvolva personas baseando-se em comportamentos reais, não apenas os dados demográficos. 
    • Testes e otimização: realize teste A/B. Essa será uma boa estratégia para ajustar campanhas de marketing. 

Entre as tendências e boas práticas do mercado para otimizar os resultados das campanhas estão o uso da IA para previsão de comportamentos com base em dados históricos, marketing preditivo para antecipar necessidades dos clientes antes mesmo de expressarem interesse e cross-channel marketing, que permite a consistência na segmentação entre diferentes plataformas e dispositivos.

Aproveite os benefícios da segmentação de marketing comportamental!

Por fim, podemos destacar que a evolução da segmentação de marketing comportamental revolucionou a forma como as marcas se conectam com seus públicos e tem como principais benefícios a redução do desperdício de investimento e melhoria da experiência do consumidor.

Se você quer levar suas campanhas de Mídia Paga e Performance para o próximo nível, a GB Creative está pronta para ajudar. Nossa equipe de especialistas utiliza as melhores práticas e ferramentas do mercado para garantir que cada real investido traga o máximo de retorno. Entre em contato conosco e otimize já suas campanhas! 

Comece sua estratégia com a GB Creative

Desde 2006, a Agência GB Creative oferta soluções especializadas em Marketing Digital e Vendas, SEO, Inbound Marketing, Account-Based Marketing, Criação de Site e Design Estratégico. Com sede em Vitória-ES, a empresa atende clientes em todo o Brasil, nos Estados Unidos e também na Europa, colecionando cases de sucesso!

Continue por dentro das novidades no Instagram, LinkedIn, YouTube e aqui no blog.

Conteúdos relacionados…