Data driven: o que é e porquê pode ser aplicado em qualquer negócio

O data driven e as ações de marketing digital tomadas baseadas em dados dos consumidores não são nenhuma novidade no mercado. Graças aos constantes avanços tecnológicos, o data driven marketing se desenvolveu e se tornou uma das principais estratégias nas organização de sucesso.

Em outras palavras, isso significa que as estratégias de marketing de um negócio podem ser traçadas a partir de dados concretos. E é claro que decisões baseadas em dados têm uma chance muito maior de acerto.

Continue lendo este artigo e entenda melhor o que é e como essa estratégia funciona. Acompanhe!


O que é data driven marketing?

A tradução de data driven marketing expressa bem o seu significado, que é: marketing orientado por dados.

Ou seja, as ideias, decisões e ações são definidas e tomadas tendo como base a análise de informações coletadas sobre os clientes. O cliente é considerado o ponto mais importante e está no centro dessa estratégia.

Dessa forma, quanto mais dados o seu negócio tiver e melhor a qualidade desses dados, mais assertivas serão as ações de marketing e maior será o engajamento do público com sua marca.

Por meio do data driven é possível saber, por exemplo, o perfil da persona, o tipo de mensagem que ela deve receber em um determinado momento e em qual etapa do funil de vendas ela se encontra.


O que é preciso para colocar o Data Driven Marketing em prática?

A única maneira de colocar em prática um estratégia bem-sucedida de data driven é por meio de um bom planejamento e do uso da tecnologia. É impossível armazenar dados cada vez mais volumosos sem utilizar a automatização e um banco de dados em nuvem.

A tecnologia otimiza todos os processos como captação, reunião, integração e acesso aos dados dos clientes e o planejamento transforma a enorme quantidade de informações em dados relevantes.

O planejamento dá prioridade aos dados que serão analisados, compara as diferentes informações, traz ideias e cria possibilidades, tudo isso analisando as mais diversas perspectivas, para, só então, definir estratégias baseadas nos resultados dessa análise.

Por isso, é importante citar que sem tecnologia de qualidade e meios bem definidos para capturar, armazenar, separar e usar os dados, o data driven nunca alcançará o resultado esperado.

Você pode ter um repertório de ideias fantástico, entretanto, se os meios de implementar essas ideias não forem condizentes, será impossível aproveitá-las adequadamente.


Vantagens de utilizar o data driven no seu negócio

Os clientes são cada vez mais exigentes quando procuram soluções para seus problemas, o que exige das empresas produtos ou serviços de qualidade e uma comunicação rápida e personalizada.

Como consequência, os clientes sofrem cada vez menos influência da publicidade tradicional e invasiva, o que faz com que eles consigam ignorá-la com muita facilidade.

Com o data driven marketing, você pode realizar ações totalmente direcionadas às necessidades de cada cliente, o que traz vantagens como:

  • Mensuração de resultados;
  • Fidelização do cliente;
  • Precisão para atingir o cliente com o anúncio certo na hora certa;
  • Se antecipar às necessidades do cliente;
  • Maior qualidade no atendimento;
  • Aprimoramento constante.


Conclusão

Como você pode acompanhar, o data driven marketing utiliza os avanços tecnológicos para otimizar de maneira eficiente os resultados do seu negócio. Se você ainda não utiliza data driven marketing no seu negócio, recomendamos que você comece logo.

Como se pode perceber, o conceito de data driven pode impulsionar o seu negócio e, consequentemente, a possibilidade de receita. Então, se você deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato com a GB Creative e largue na frente da concorrência!

Leia também nosso artigo sobre automação de e-mail marketing.

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