Automação de e-mail marketing é uma das etapas mais importantes do processo de automação de Marketing.
Trata-se de um recurso específico que pode ser aplicado em várias etapas de uma estratégia de marketing. Com seu baixo custo e alta escalabilidade, essa estratégia resulta em um grande retorno sobre investimento (ROI) e com o acompanhamento certo pode trazer ótimos resultados.
Quer saber mais sobre automação de e-mail marketing como aplica-la no seu negócio? Continue lendo este artigo e saiba tudo o que você precisa.
O que é automação de e-mail marketing?
Para entender o que é automação de e-mail marketing, é preciso saber que ela é diferente de campanha de e-mail.
A campanha de e-mail consiste do disparo de uma única mensagem para toda uma lista de contatos. Pode haver variações dessa mensagem de acordo com a persona que você deseja atingir, mas não existe uma sequência pronta de e-mails que será enviada automaticamente. A newsletter representa bem esse tipo de estratégia.
Já a automação de e-mail marketing é composta de vários e-mails que podem focar em uma ou mais personas. Ao contrário da campanha de e-mail, nessa estratégia é possível programar uma sequência de e-mails enviados automaticamente, adicionar tags, acompanhar interações e criar alternativas para engajar o usuário de acordo com suas ações e comportamento.
Como você pôde ver, existem algumas diferenças entre essas estratégias que torna a automação de e-mail marketing mais eficaz, principalmente o fato automatizar totalmente esse serviço.
Por que automatizar a estratégia de e-mail marketing da sua empresa?
Atualmente a mentalidade dos clientes é muito diferente do que foi antigamente. Podemos dizer que eles estão cada vez mais certos do que querem e ignoram facilmente informações que não são de seu interesse.
A automação é necessária justamente para atingir o seu público-alvo no momento certo, e mesmo com todas as possibilidades de variação, evitar que sua mensagem seja ignorada.
Os principais benefícios da automação de e-mail marketing são:
- Possibilidade de oferecer tratamento individualizado;
- Nutrição de leads;
- Fácil gerenciamento de contatos.
Construindo uma automação de e-mail marketing
Para criar uma automação de e-mail marketing, é preciso pensar nas mensagens que você irá enviar e qual será seu objetivo. Para isso é preciso seguir uma sequência lógica capaz de guiar seu lead para a ação que você deseja:
- Determine a persona que a mensagem se destina;
- Segmente seus leads e crie listas;
- Construa os e-mails da sua automação;
- Construa o fluxo de automação;
- Determine qual será o fim da automação e qual será o próximo passo.
Como saber se é a hora de adotar a automação de e-mail marketing?
Mesmo que os resultados das campanhas de e-mail marketing sejam positivos, há alguns problemas que indicam a necessidade de adotar a automação de e-mail marketing:
- Dificuldade em gerenciar listas;
- Grande quantidade de campanhas;
- Problemas de contato com clientes;
- Necessidade de acompanhamento de resultados.
Se você observa alguma dessas dificuldades na sua empresa, talvez seja hora de considerar uma mudança na sua estratégia.
Envie e-mail para seu cliente no momento certo!
Com automação de e-mail marketing, sua empresa terá melhores resultados e você atenderá as necessidades do seu público-alvo no momento certo.
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