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Comportamento do consumidor x SEO

Entenda a relação entre o comportamento do consumidor em relação ao SEO para que qualquer ação de marketing digital da sua empresa tenha sucesso.
Comportamento do Consumidor

Publicado em: 30 de August de 2021

Entender a relação entre o comportamento do consumidor em relação ao SEO é fundamental para que qualquer ação de marketing digital possa ser realizada com grande êxito.

Dentro destas buscas, estão as uniões de interpretações, influências, impressões e também de atitudes até que cheguem nas pessoas qualificadas a esta busca. Saí da necessidade de trabalhar tanto a palavra chave para captar o seu público.

Então, faça algumas perguntas como “quando?”, “onde?” e “por quê?” para otimizar esta relação de SEO com o comportamento de busca. Mas, antes de tudo, veja essas dicas que separamos para você.

 

O que é o comportamento de busca?

Comportamento do consumidor

Primeiramente, podemos definir como comportamento de busca toda e qualquer forma que o público utiliza para pesquisar algum tipo de serviço, produto ou informação. Portanto, dizemos que estas buscas estão diretamente relacionadas com as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) que significa Otimização para Mecanismos de Buscas.

Neste caso, é preciso entender e estudar a fundo o que pode trazer a otimização do ranqueamento de sua empresa. Assim, com a união destes dois conhecimentos você poderá traçar um padrão de comportamento para que sua taxa de conversão em vendas aumente.

Leia também sobre A importância de um site responsivo para obter bons resultados com SEO.

 

Tipos de comportamento de busca do consumidor

Antes de tudo, ter pleno conhecimento sobre o tipo de comportamento de seu público é fundamental para que você possa desenvolver as estratégias corretas ao seu negócio.

Comportamento do consumidor

Então, para te auxiliar, separamos aqui uma lista com os padrões de pesquisa mais utilizados que você precisa conhecer. Veja a seguir:

Comportamento através do uso da busca local

Neste primeiro caso, a busca do usuário é realizada apenas em empresas de suas proximidades. Aqui, é digitado o nome da cidade, bairro ou região para filtrar a pesquisa. Ou seja, neste caso o cliente não aceita produtos ou serviços fora desta área.

Busca transacional

Nesta busca, o consumidor já está decidido sobre o tipo de produto ou serviço que deseja adquirir. Ou seja, ao realizar a busca, o Google irá dar as devidas sugestões.

Comportamento através do uso da busca navegacional

Neste tipo de busca, o comportamento do seu público estará ligado a necessidade de encontrar uma informação ou um site específico.

Busca informacional

Aqui, é o tipo de pesquisa utilizada pelo usuário que deseja apenas extrair informações sobre algum assunto. Contudo, ainda não há a intenção de fazer a compra sobre o produto ou serviço em questão. Dessa forma, podemos dizer que ela apenas está se preparando para uma compra futura.

 

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Em continuidade, para poder gerir bem o marketing digital de sua empresa, é preciso saber que os fatores externos também influenciam diretamente sobre o comportamento do consumidor. Dessa forma, é fundamental que você aprenda como identificar estes fatores. Por isso, separamos alguns dos mais ocorrentes aqui para você. Confira!

Comportamento do consumidor alterados por fatores culturais

Há quem diga que os fatores culturais são os que mais influenciam sobre um consumidor. Afinal, dentro desta categoria interesses comuns, gostos e costumes são uma das características mais importantes na hora de se planejar o SEO.

Fatores sociais

Neste caso, é preciso analisar a fundo as amizades, tipos de relacionamentos, locais que gostam de frequentar e outras informações pertinentes que podem levar o consumidor a precisar do seu serviço ou produto.

Comportamento do consumidor alterados por fatores econômicos

Por último, esta é uma informação crucial na hora de formar o perfil do seu consumidor. Afinal, o seu perfil ou momento econômico diz muito sobre a sua conversão. Dessa forma, você será capaz de entender se este consumidor está ou não apto a tomar uma decisão de compra.

 

Por que o comportamento de pesquisa é importante para o SEO?

Agora que você já sabe quais são as principais influências do seu público que alteram a sua forma de buscar por produtos e serviços, saiba que as técnicas de SEO utilizadas também podem afetar diretamente nesta conversão.

Isso porque entender sobre o comportamento de busca de seu cliente, é fundamental para aplicar o SEO de forma eficiente. Dessa forma, você poderá otimizar os seus mecanismos de busca de acordo com estes perfis observados. Afinal, eles também recebem atualizações frequentemente para que você esteja sempre à frente do seu público.

Então, basta ficar atento a essas ferramentas. No entanto, se novas ferramentas de busca SEO aparecerem, pode ser que o seu público se reinventou.

 

GB Creative como solução para o comportamento do consumidor

Por fim, você já conheceu a importância de relacionar o SEO às características comportamentais de seus consumidores para que a sua empresa obtenha os melhores resultados de conversão mesmo com as mudanças constantes no perfil de busca dos clientes, então que tal contar com a GB Creative para adotar esta técnica na sua empresa?

A equipe da GB Creative possui toda a expertise necessária para traçar e entender perfeitamente quais são as características comportamentais de seus consumidores para relacioná-las ao SEO de seu negócio. Portanto, não perca mais tempo e fale agora mesmo com nossos consultores.

Estamos aguardando o seu contato para que sua empresa passe a tomar um rumo jamais visto antes por você. Além disso, será uma honra fazer parte da sua conquista de mercado.

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