Você é maior que a crise!

Vamos falar sobre motivação? Estamos em um momento propício para falar sobre este assunto. O Brasil passa por uma crise econômica e alinhado a isso, acabamos de passar por um dos janeiros mais difíceis para os negócios. As expectativas do mercado pra este ano são de estagnação ou até recessão… ou seja, chegou a hora de gerir esse animo, se manter motivado. O seu negócio, seus colaboradores, clientes, parceiros; e mais que isso, você precisa disso. Resiliência, essa é a palavra chave!

Não é fácil, a gente sabe. Por isso mesmo, preparamos cinco dicas pra você se manter resiliente diante de tudo e ainda aprender boas lições durante esse momento difícil, todas baseadas nos ensinamentos de Wagner Campos, que é especialista em marketing e já contribuiu com empresas, como o Unibanco, a Ambev e instituições, como o Sebrae.

 

1 – Mantenha a motivação

Antes de tratar da sua empresa para que ela saiba lidar com a crise, é preciso tratar quem vai tratar dela: você! Um bom gestor é aquele que tomas as decisões certas, em todos os momentos. Um bom líder, contudo, é aquele que sabe direcionar, que sabe inspirar e que mantém o engajamento de todos. Mas, pra isso, é preciso se manter inspirado e engajado, acreditando, de fato, numa solução. Acredite em você mesmo e faça com que as pessoas também acreditem nelas. O momento de crise é uma boa oportunidade para todos descobrirem novas habilidades.

 

2 – Preveja a crise

De acordo com Mario Persona, palestrante, autor e consultor de vendas, momentos de crise existem e sempre vão existir. Pensando assim, não é um bom momento para reagir como alguém totalmente surpreendido e sem saber o que fazer. Persona ainda diz que nesses momentos, algumas empresas, por não saberem se adaptar, somem; já outras, aquelas que propõem inovações e quebram paradigmas, saem melhores do que entraram. Mantenha sempre preparada a sua gestão de crise, seja ela externa ou interna. Coloque em prática e use este momento para crescer ainda mais. Que tal pensar nisso antes do seu concorrente?

 

3 – Preserve a saúde dos seus colaboradores

É impossível pensar em gestão da qualidade sem pensar em gestão de pessoas. Costuma-se dizer, que para cuidar bem do seu produto/serviço, é preciso também cuidar de quem tá cuidando deles. Não é uma tarefa fácil manter uma equipe motivada, focada e engajada, num momento de crise, é os desafios estão aí para serem superados, não é mesmo? Existe um provérbio que diz que uma equipe com um objetivo comum vale mais do que todos envolvidos num projeto, individualmente. Crie uma cultura organizacional de colaboração, acredite em sua equipe!

 

4 – Atenção à qualidade do relacionamento com os clientes

Em momentos de crise, é sempre comum que as pessoas parem de consumir. Talvez o seu segmento não esteja ligado tão diretamente ao cliente final, mas de fato esse comportamento do consumidor possa causar um problema em cadeia. Ou seja, de um jeito ou de outro, é possível sim ser afetado por isso. Talvez esse seja o momento de conhecer melhor os seus clientes e fidelizá-los por meio de ações criativas, que não gerem custos. Por conta dessa característica criativa dessas ações, seus clientes ainda poderão se surpreender, porque poderão ter acesso a algo que eles não estão esperando ou que sua empresa, até então, não estava acostumada a lhes proporcionar.

 

5 – Aprenda com os tempos difíceis

Aprendizado, tá aí uma palavra que deve ser levada para o resto da vida, sempre. Tempos de crise podem ser uma boa oportunidade para tomar atitudes que há tempos você vem adiando. Rever investimentos, repensar o planejamento para médio prazo, verificar a possibilidade de uma nova linha de produto/serviços que esteja mais compatível com o perfil do consumidor neste momento em que ele prefere economizar. Pensar fora da caixa não é algo propício apenas nas crises, vale sempre. Só que aqui, nesta ocasião, pode definir o futuro do seu negócio.

Então é isso, não existem receitas de bolo para o sucesso ou para superar uma crise. No fundo, isso depende mais de você, do seu preparo e determinação do que qualquer outra coisa. No entanto, que nossas dicas possam lhe ajudar neste momento. Bons negócios!

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