Um Imenso mar de Possibilidades para o seu Negócio

Ter um Negócio é algo muito desafiador, não é? E a concorrência está entre a principal preocupação da empresa. Afinal, é preciso estar sempre de olho nos negócios que competem com o seu produto ou serviço.

Você pensa assim também? Alguns especialistas questionam essa lógica. É o caso dos criadores da Estratégia do Oceano Azul, uma solução para as empresas crescerem em mercados inexplorados.

O livro com a estratégia foi publicado no começo dos anos 2000, e já foi traduzida em mais de 40 línguas diferentes pelo mundo afora.
A estratégia defendida pelos pesquisadores W. Chan Kim e Renée Mauborgne é comprovado por diversas empresas que a aplicaram e conseqüentemente estão à frente de seus concorrentes, é um sucesso ao redor do mundo.

A sua Empresa navega em um Oceano Azul?

Basicamente a teoria do Oceano Azul traz dois tipos de mares, o primeiro é o vermelho, onde a concorrência é intensa e as empresas tentam superar seus rivais para abocanhá-los, com uma abordagem convencional e limitando-se as oportunidades de se fazer um diferencial naquele ramo.

De outro lado, encontramos o límpido e tranquilo Oceano Azul, no qual a concorrência se torna irrelevante, desbravando espaços inexplorados do mercado, mergulhando em inovações, onde nesse Oceano Azul você é único.

Oceano Azul como estratégia principal do seu negócio

A estratégia lhe traz uma nova perspectiva de olhar, ao invés de direcionar esforços para solucionar problemas como: ganhar da concorrência, ter o melhor preço, você foca em seu Oceano Azul como um novo e próspero território a ser explorado.
Mas na prática, como explorar o Oceano Azul de possibilidades? Não necessariamente você precisa ter um produto ou serviço único, mas sim, ter um posicionamento da sua empresa/marca diferente, preferencialmente algo que ainda não está sendo usado, que você descobre através de ferramentas.
A estratégia é justamente buscar por novos mares, buscando por inovações. Uma ótima maneira de começar é respondendo a pergunta:

O que o seu Cliente só encontra com você?

Pode ser um produto novo, uma maneira diferente de se comunicar, ou até mesmo um jeito diferente de entregar aquele serviço ou produto.
Um grande exemplo do uso da estratégia do Oceano Azul é a incrível companhia de entretenimento Cirque du Soleil! Que se reinventaram em suas apresentações e espetáculos, fazendo seus eventos serem considerados como “coisas para se ver pelo menos uma vez na vida”!

A inovação ficou por conta da alta qualidade dos atores, cenografia e figurino que os diferencia dos concorrentes; enquanto a estrutura que abandona atrações e práticas custosas (como animais e descontos) leva a um custo melhor administrado, criando um oceano azul, sem concorrentes, a ser explorado! Esse é um dos mais bem-sucedidos exemplos de implantação de uma estratégia de oceano azul.

Outro exemplo é a empresa Apple, que enquanto a concorrência criava aparelhos cada vez maiores, a Apple criou espaço para o computador doméstico. Inovando em seus software, layout, design, fazendo que o computador fosse mais acessível. Além disso, teve invenções como iTunes, iPhone, iPad, iPod, onde a marca encontrou o oceano azul dezenas de vezes.

Oceano Azul como estratégia de Marketing

Em tempos onde as tecnologias e informações estão mais rápidas, você precisa encontrar o ponto que diferencia a sua empresa das outras, você precisa descobrir o que faz a sua empresa ser diferente.

Para fugir da competição e se desenvolver em um oceano azul ainda inexplorado, é preciso saber enxergar as oportunidades, como criar e desenvolver tudo isso. Para tal, existem diversas ferramentas disponíveis no Mercado, que são fáceis e intuitivas de se entender, permitindo uma implementação efetiva e apoiada no conhecimento coletivo da empresa.

Se você quer conhecer algumas ferramentas estratégicas empregada por grandes empresas, fique de olho em nossas redes de comunicação. Estaremos compartilhando conteúdos relevantes para o crescimento do seu negócio.

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