É difícil tomar decisões assertivas em momentos de crises, ainda mais quando estas afetam diretamente outras pessoas, como sua equipe e parceiros de negócio.
Quando você demonstra total apoio ao seu cliente e cuida das suas equipes, está, diretamente, mantendo a clareza e a honestidade na sua comunicação, tornando a situação um pouco menos delicada e mais transparente.
Esses posicionamentos ajudam a reduzir a insegurança entre os colaboradores e a gerar valor e força para sua marca perante ao consumidor do seu produto ou serviço.
Amparar, diminuir o tom da cobrança e criar um ambiente de proximidade são algumas das medidas que você pode tomar para minimizar os impactos deste isolamento social. Abaixo, listamos outras soluções vão ajudar o seu negócio.
1 – Mantenha a sua empresa segura.
Entre as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) contra o COVID-19, a mais pertinente é a de ficar em casa. Este pedido foi reforçado por autoridades de todo o mundo a fim de reduzir o número de pessoas contaminadas.
Algumas empresas multinacionais como o Google, Microsoft e Amazon aderiram ao modelo de trabalho Home Office como prevenção e solução.
O Sicoob Central, Wine.com.br, GAB e LIMSTeam, grandes empresas capixabas referência em suas áreas, também pensaram na segurança dos seus colaboradores e também optaram por este método.
Ao tomar essa medida, você resguarda os seus colaboradores, e consequentemente, a saúde do seu negócio.
2 – Cuide da sua equipe.
Ter uma equipe que pense e coloque em ação todos os planos para reduzir as consequências do Covid-19 dentro da sua empresa é muito importante. Ao antecipar os possíveis cenários de crises, mais preparados estarão para lidar com ela.
O time da Agência GB Creative optou pelo trabalhando remoto, seguindo a metodologia SCRUM, criada para potencializar o trabalho de todos e controlar a evolução de forma eficaz, sempre de olho na qualidade e nos prazos, mesmo à distância.
Para que o trabalho remoto funcione, é essencial que os gestores conversem e compreendam as necessidades de cada funcionário, buscando solucionar possíveis problemas, como metas não alcançadas, por exemplo.
Outra solução viável para reduzir o estresse e aumentar a descontração entre os colaboradores é sugerir um Happy Hour por meio de videoconferência após o expediente ou a realização de jogos virtuais.
3 – Deixe a saúde do seu negócio em dia.
A atenção deverá estar redobrada aos gastos realizados indevidamente. Evite grandes investimentos, como novos equipamentos e contratação de novos funcionários, essa é a hora de poupar.
Neste momento é importante focar na imagem da empresa cuidando do relacionamento com os clientes e prospectos, afrouxando algumas regras, antes seguidas, e abrindo o leque de opções para os clientes.
Outra opção é cuidar do branding da sua empresa, investir em qual imagem quer passar. Cuidar dessa área irá projetar o olhar dos futuros e atuais consumidores sobre a sua marca. Essa é uma ótima maneira para transformar a sua empresa em uma lovemark.
4 – Não fique sozinho.
Em breve, os consumidores retornarão às suas rotinas e voltarão a consumir conteúdos, produtos e serviços. E, enquanto os seus concorrentes encontram-se perdidos e esquecem de cuidar da própria marca, é muito importante que você saia na frente e mantenha o seu negócio digitalmente ativo.
Atrelar parcerias à boas estratégias de comunicação e posicionamento da marca podem lhe ajudar na construção da empresa a longo prazo. Lembre-se de manter as suas redes atualizadas com ricos conteúdos para atrair e informar o seu cliente, além de potencializar o seu ranqueamento orgânico no Google.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row disable_element=”yes”][vc_column][wwp_vc_breadcrumbs_dynamic show_home=”0″ show_parent=”0″ show_child=”0″ theme=”0″][/vc_column][/vc_row]