Agência Marketing GB Creative
Vamos otimizar os resultados digitais do seu negócio?

Solicitar Orçamento

Fale com a gente e entenda o que podemos fazer pela sua empresa. Nós te responderemos dentro de 1 dia útil.

"*" indicates required fields

Gostaria de receber nossos e-mails personalizados com estratégias e materiais sobre marketing digital?*

É natural que na arena de combate de duas grandes varejistas haja uma competição pela conquista de clientes. Mas quem diria que essa disputa seria judicial e pelo uso de palavras-chave em ADS no Google? 

A batalha travada por Magalu e Via mostrou que na era da informação, os anúncios, ranqueamento e o primeiro lugar nas pesquisas dos buscadores são fundamentais para o sucesso de um negócio, e também motivos mais que suficientes para se travar uma guerra baseada em publicidades no Google e também no SEO.

Confira como a Magazine Luiza e a Via Varejo foram parar na justiça por acusação de uso de palavras-chave da concorrência e veja onde o SEO entra nessa história.

 

Entenda o caso Magalu x Via 

Foi durante a Black Friday, em novembro de 2021, um dos períodos em que as vendas estão mais aquecidas, que este assunto virou polêmica. 

A Magazine Luiza acionou os meios legais alegando que a Via havia contratado anúncios patrocinados no Google usando palavras-chave relacionadas ao Magalu para se manter no topo das buscas pelos termos “Magalu” e “Magazine Luiza”. 

Ou seja, sempre que um internauta buscava por uma dessas palavras-chave, era a Via quem aparecia em primeiro lugar com suas ofertas. 

Entretanto, a história não para por aí. Isso porque a Via também entrou com uma ação contra a Magazine Luiza argumentando que a loja usava as palavras “Ponto Frio” e “Casas Bahia” como parte de sua estratégia de links patrocinados. A partir disso, a Magalu também foi impedida de utilizar palavras-chave que remetiam às empresas da concorrente. 

Mesmo assim, há uma estratégia de inteligência de SEO em vigor no Google que se beneficia do termo ‘ponto frio’ no Magalu. A loja usa esse termo – que é comum e corriqueiro – não como elemento nominativo em referência à marca, mas sim a itens e objetos vendidos na loja. 

Por exemplo, quando pesquisamos o termo ponto frio no Google, a Magalu aparece na primeira página conforme a imagem abaixo: 

Magalu x Via
  • https://www.linkedin.com/company/agenciagbcreative
  • https://www.facebook.com/AgenciaGBCreative/
  • Twitter

 

E onde entra o SEO em meio a esta competição?

A estratégia de SEO pode ser a solução deste conflito entre Magalu x Via. Afinal, é por meio dela que empresas de diversos segmentos são encontradas de forma orgânica nos buscadores. 

Quando falamos em palavras-chave, automaticamente associamos o termo ao comportamento de busca do consumidor. Isso significa dizer que elas estão em toda e qualquer forma que o público utiliza para pesquisar algum tipo de serviço, produto ou informação. 

Portanto, estas buscas estão diretamente relacionadas com as técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que significa mecanismo de otimização de buscas.

Então, é a partir desta técnica de marketing digital que os negócios fazem seus anúncios pagos e conteúdos para conversão orgânica, no intuito de estar à frente do mercado.

Quer saber do melhor? Com o SEO não é necessário usar os nomes das concorrentes para ranquear no Google. 

 

Como o SEO pode ajudar? 

Um site bem posicionado nos resultados dos mecanismos de busca pode ser um fator decisivo para o crescimento de sua empresa. E isso pode ser feito com o SEO. 

 

Mais de 90% das experiências online inicialmente com uma pesquisa, além disso, 5 primeiros resultados do Google recebem cerca de 67% de todos os cliques.

Entre em contato com a GB Creative, implemente o SEO no site e veja em suas campanhas de divulgação e divulgação da empresa, vez mais, tudo feito de marketing, cada vez com a expertise de marketing.