Conheça 5 das estratégias de marketing digital mais criativas da última década

estratégias de marketing digital

Para se criar uma excelente estratégia de marketing digital é sabido que observar os números e dados com atenção é a melhor forma de fazer uma campanha dar certo. Ainda assim, uma boa dose de criatividade é sempre muito bem-vinda, já que uma estratégia bem embasada aliada a uma ideia inovadora é capaz de deixar uma marca no consumidor.

O grande diferencial, e mérito, das campanhas selecionadas é que elas conseguiram unir o digital e o offline de formas criativas, onde uma ação no ambiente online afetou diretamente o mundo concreto e vice-versa. Conheça então quais são as estratégias voltadas para o marketing digital mais criativas da última década.

Campanha Nike Air Max Graffiti Stores

Em 2019, a Nike viu a oportunidade de alavancar sua loja online no Brasil utilizando o lançamento da nova linha de Air Max, carro chefe da marca. Isso porque, ainda que o público ame comprar a coleção Air Max, a maior parte dele não o faz pelo site da marca. Além de muitos não conhecerem o e-commerce da Nike, outros gigantes do varejo digital oferecem descontos que desbancam o preço original na plataforma.

Portanto, como usar a força do Air Max para transformar a ocasião de compra no e-commerce da Nike em uma experiência única e colocar a plataforma no radar das pessoas?

Desde seu lançamento, o tênis idealizado para a prática esportiva foi adotado pelas ruas, tornando-se parte da cultura e item fundamental do estilo streetwear. Assim, o melhor jeito de vender Air Max online seria estar presente de forma orgânica e relevante offline, ou seja, colocando-o nas ruas.

A partir disso, surgiu a ideia de lançar os novos modelos Air Max, pintando-os nos pés dos personagens icônicos grafitados nas paredes de São Paulo e transformar as obras em lojas virtuais da Nike. A única maneira de adquirir antecipadamente um dos novos Air Max era visitar o grafite, acessar o site da Nike e desbloquear a compra via geolocalização. Além disso, só era possível saber o local exato da próxima intervenção por meio do site. Resultados: produtos esgotados, mais receita em relação ao ano anterior, aumento substancial das visitas ao site da marca e amplo alcance da ação. O e-commerce da marca foi transformado em uma experiência cultural para os jovens paulistanos.

Campanha Whopper Detour

Grande parte das campanhas do Burger King utilizam uma abordagem inusitada com o objetivo de gerar mídia espontânea para a marca, já que seu concorrente direto, o McDonald’s, dispõe de uma quantia maior para anunciar seus produtos. Para esta campanha em específico, a equipe criativa partiu do princípio de que existem muito mais unidades da concorrente do que do próprio BK nos Estados Unidos para fazer com que as pessoas utilizassem mais o app da rede de fast-food.

Dessa forma, os clientes do BK tinham que baixar o app nos seus smartphones e fazer pedidos do Whopper, seu principal produto, nas lojas do McDonald’s. Ao fazer isso, eram direcionadas por geolocalização para a unidade mais próxima do concorrente para terem acesso ao preço promocional de um centavo de dólar. Na realidade, o BK transformou os restaurantes do rival McDonald’s, que tem uma rede muito maior, como se fossem seus.

Em apenas nove dias o app contabilizou 1,5 milhão de downloads. O tráfego nos PDVs do BK foi o maior dos últimos quatro anos. E o número de impressões orgânicas nas redes sociais atingiu a marca de 3,5 bilhões. Com um tom de humor, irreverência e coragem, o Burger King conseguiu fazer com que uma parcela significativa dos EUA voltassem os olhos para sua campanha inovadora.

Neutrogena Sun Fresh

Para promover a nova fórmula do protetor solar Neutrogena Sun Fresh, da Johnson & Johnson, a equipe criativa por trás da marca criou uma campanha que usava a tecnologia para sincronizar, em tempo real, todas as peças que seriam exibidas no digital de acordo com o clima de cada região do Brasil.

Ao todo, foram criados três clipes com versões diferentes da música “Vem Quente” de Erasmo Carlos, todas interpretadas pela cantora Duda Beat. Os três anúncios diferentes, que rodaram no Youtube e no Facebook, variavam de acordo com a temperatura marcada no termômetro do lugar específico em que o público estava assistindo aos vídeos. A versão “esquentado” aparecia nos lugares onde os termômetros marcavam até 27 graus, a “quente”, entre 28 e 33 graus e a “fervendo”, acima de 33 graus.

Black das Blacks Magalu

Esta foi uma ação pensada para integrar o meio Televisão com o e-commerce (digital) do Magazine Luiza, que já é muito forte no meio digital. O grande motivo desta grande ação foi que a empresa buscava se destacar de seus concorrentes durante a Black Friday, onde a avalanche de promoções deixa os consumidores desnorteados.

Assim, em parceria com o Multishow, o Magalu realizou duas edições do show Black das Blacks, um evento live commerce para anunciar ofertas em tempo real disponíveis para compras exclusivamente no aplicativo. Dessa forma, no meio das performances de artistas famosos e outras interações diretas com o público, o Magalu integrou seus canais de venda, direcionando o cliente para suas propriedades digitais.

O resultado foi um aumento significativo nas vendas feitas pelo aplicativo Magalu durante a Black Friday, além de um sucesso do programa em si, já que foram feitas duas edições, sendo a segunda com mais investimentos financeiros do que a primeira.

Keeping Fortnite Fresh – Wendy’s

Para esta campanha, a rede de restaurantes Wendy’s buscava uma forma criativa de fixar na cabeça de seus consumidores que os hambúrgueres vendidos na rede são frescos e não congelados. Assim, a mascote da rede de fast-food criou um personagem dentro do jogo “Fortnite” que se dedicava não a vencer o battle royale, mas sim em destruir todas as geladeiras espalhadas pelo mapa dentro de um novo modo chamado Food Fight. Era uma afirmação da proposta da marca, que não faz hambúrguer com carne congelada.

Chamada de “Keeping Fortnite Fresh,” a ação contou também com uma estratégia envolvendo influenciadores, que faziam streaming em plataformas, como a Twitch, divulgando a ideia, além da própria live realizada pela Wendy. Mais de 1.5 milhão de minutos foram assistidos nessas transmissões, o impacto foi tão grande que a empresa responsável pelo Fortnite fez uma atualização de emergência removendo todas as geladeiras do jogo, pois os usuários estavam jogando apenas para destruí-las e não para lutar entre si.

Para mais sobre estratégias de Marketing Digital, conte com a GB Creative!

Para mais conteúdos explicativos e interessantes sobre estratégias de marketing digital, fique ligado aqui no nosso blog!

Menu