Como manter a mente saudável e positiva durante uma pandemia

Passam os meses e a pandemia segue crescendo no nosso país. Em um cenário de muitas dificuldades as empresas estão precisando se adaptar, se reinventar e encontrar formas de manter suas operações no “novo normal”. A saúde mental é a nova tendência de 2020, não por menos, devemos entender que quando falamos de saúde não basta cuidar do apenas do corpo físico, mas a mente deve junto a ele serem tratados com cautela.

Como manter a saúde mental em meio as dificuldades?

Dificuldades e obstáculos fazem da vida ser quem ela é, não existem vidas perfeitas, são os desafios que encontramos pelo caminho que fazem as vitórias e as conquistas fazerem sentido ao final.
Mas jamais, em momento algum quando pulávamos as 7 ondinhas no mar, e estávamos fazendo nossos pedidos para ano de 2020, ninguém imaginou uma pandemia e todas as infelicidades que com ela veio, mas era o que nos esperava neste ano tão conturbado.

O Coronavírus e as suas consequências

Desde o começo do ano, a Covid-19 ganhou os destaques dos noticiários e das rodas de conversa, com o índice de contágio muito alto, uma das estratégias mais abordadas para contar a propagação foi o isolamento social.
Mas para a frustração dos otimistas, o isolamento trouxe uma solução, mas também intensificou outro problema: a saúde mental da população.

O estresse do trabalho pode piorar na pandemia

Estresse, desânimo e irritação já faziam parte da maioria da população que corre por aí todos os dias em busca dos seus objetivos.
Porém com o objetivo de evitar a contaminação, muitas empresas adquiriram o Home Office como meio mais seguro e eficiente de contribuir ao isolamento sem necessitar uma paralisação de produção.
Mas a maioria dos brasileiros que adaptaram o trabalho em casa não estavam acostumados a dividir o ambiente profissional com o pessoal, além disso, não apenas deveriam trabalhar em Home Office, mas fazer do lar o único ambiente que ele freqüentaria pelos próximos longos meses.

Cuidar da saúde mental também é dever das empresas

Pesquisas apontam que colaboradores com mais ânimo e menos estresse trabalham mais e melhor. Mas como ajudá-los a driblar as dificuldades e o desespero de se fazer tudo em casa?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento de pouco mais de 18% nos casos de pessoas com depressão, e outra pesquisa recente mostrou que cerca de 86% da população mundial sofre de pelo menos algum transtorno causado pelo estresse e pela má condição mental/psicológica.

O ambiente incerto e carregado que a pandemia estacionou neste ano tem feito as pesquisas e as queixas de pessoas sofrendo de algum trauma duplicar.
As empresas devem ficar atenta aos sinais dos funcionários e manter ações que promovam a saúde e o bem estar dos funcionários.

Cuidar da saúde dos funcionários é uma estratégia e um investimento

Empresas que mantêm o ambiente corporativo funcional e que cuidam dos colaboradores, produzem mais, são mais criativas e têm mais soluções do que problemas. Veja alguns sinais de que seu colaborador está mentalmente esgotado:

  • Visivelmente cansado
  • Mau-humor
  • Atraso na entrega
  • Queixa de enxaqueca
  • Estrela sempre dedos e pescoços

Sim, esses pequenos gestos são perceptíveis mesmo a distância e por reuniões em vídeo conferências. São sinais de que ele precisa de uma recarga de energia e ânimo.

O que pode ser feito pela saúde mental dos seus colaboradores?
  • Evite alto consumo de informações, estar atualizado é importante, mas separe só o que é essencial.
  • Existem muitas ferramentas online para manter a equipe conectada. Utilizando de maneira correta, seu time vai se manter no ritmo.
  • Faça alongamentos e exercícios físicos leves. Beber água e não perca o horário de almoço, saiba administrar seu tempo.
  • Utilize o tempo que antes gastava no trânsito para fazer algo que goste, como cozinhar, brincar com o cachorro ou ver um vídeo engraçado.
  • Equipes de psicólogos online, existem diversas Ong’s, sites e apps que ajudam a esclarecer momentos duvidosos e apaziguar a tristeza.
  • Meditação sem neura, aplique técnicas de Mindfulness, não precisa ser um mestre, apenas sente em lugar silencioso e respire fundo.
  • A última, e não menos importante, dica: fique em casa!
Empatia: a lição de moral e ética de 2020

Se colocar no outro e entender a dificuldade de cada um para essa nova realidade que 2020, nos apresentou à uma grande lição do ano, todos estamos juntos nesta turbulenta passagem, mostre que o coletivo da empresa vai enfrentar essa situação juntos e reforce o senso de equipe, grupos que conseguirem passar por situações assim, têm maiores chances de permanecerem unidos e com sucesso garantido.
Destacamos que estamos todos juntos nessa, e caso precise falar com alguém, desabafar ou apenas ser escutado, ligue para 188 (Centro de Valorização a Vida), falar com alguém, mesmo que um desconhecido, como o voluntário do CVV, sobre suas dores e sofrimentos e outras formas de cuidado consigo e com o outro, trazem a significância do amor e da valorização da vida.

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu