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A época do ano mais movimentada para o varejo, a Black Friday, começa em pouco menos de quatro semanas. Você está preparado?

Quase todos os varejistas online que promoveram ofertas especiais tiveram um número crescente de visitantes nos últimos anos. 

Para algumas empresas, o volume de vendas em torno da Black Friday chegou a superar os números durante a temporada de Natal.

 

Saiba mais sobre a temporada de Black Friday

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Como você sabe, muitos fatores serão diferentes nesta temporada de vendas de fim de ano, já que o varejo está enfrentando grandes desafios devido à pandemia de COVID-19. 

As lojas físicas, em particular, estão lutando com uma queda acentuada nas vendas. O varejo online, por outro lado, registrou crescimento – no segundo trimestre de 2020 o negócio online cresceu 16,5% em relação ao ano anterior.

Uma pesquisa com três mil pessoas feita pela Méliuz mostra que os consumidores querem agir com mais cautela: 66% afirmaram que planejam reduzir ou não têm orçamento para a Black Friday e apenas 8% planejam gastar mais. 

Por outro lado, uma segunda pesquisa com dois mil entrevistados aponta para uma temporada positiva: os gastos são um problema para poucos entrevistados e os gastos devem subir 22,47% em comparação com o ano anterior.

Embora o comportamento esperado do consumidor pareça dividido, o que está claro é que os varejistas online devem otimizar esta temporada de vendas. 

Para atingir esse potencial de vendas, veja nossas cinco dicas para se destacar.

 

1) Recomende produtos que os clientes realmente desejam

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Em uma loja física, a equipe de vendas pode mostrar uma seleção de produtos que vão bem com a compra pretendida pelo cliente. 

Contudo, online essa é tarefa para uma solução de personalização que reage em tempo real ao comportamento de clique do visitante. 

Abaixo estão três exemplos para compartilhar recomendações relevantes em vários pontos da jornada do comprador. 

  • Personalizadas com base em cliques atuais ou anteriores, carrinhos de compras, compras, pesquisas ou curtidas em torno de produtos;
  • Com base em semelhanças de imagem (por exemplo, cor, forma) para um produto recém-visualizado;
  • Produtos que foram comprados no passado emparelhados com um item visto recentemente. 

 

2) Conte com campanhas excepcionais

Campanhas que se destacam da multidão e surpreendem os clientes foram particularmente bem-sucedidas no passado. 

Além do mais, um desconto específico da Black Friday nem sempre deve ser o foco principal. Ofereça ofertas que se destaquem e se tornem um ímã para o cliente. 

Pode ser um produto específico que você está oferecendo em número limitado antes do início das vendas ou um benefício adicional especial, como um livro assinado pelo autor.

Outra opção é combinar dois itens em um pacote de produtos a um preço atraente para aumentar o valor do carrinho de compras.

 

3) Forneça aos clientes conteúdo de boletim informativo individual

O marketing do boletim informativo é uma alavanca importante para levar os leitores a um site de comércio eletrônico. 

Informe-os sobre os próximos negócios várias vezes antes da Black Friday e aumente a urgência, por exemplo, criando uma contagem regressiva.

Faz sentido segmentar e escolher o grupo-alvo certo em sua lista de assinantes do boletim informativo que provavelmente demonstrará interesse. 

 

4) Mantenha outros canais de vendas online à vista

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Prepare conteúdo de marketing para mecanismos de busca (SEA / SEO), canais de mídia social existentes, plataformas de comparação ou para sua presença em mercados online como Mercado Livre ou Amazon – e integre-os em sua campanha Black Friday. 

Verifique a análise da web do ano passado para ver quais plataformas os visitantes da sua loja on-line usaram para encontrar o caminho até você e certifique-se de que o conteúdo para isso está atualizado. 

Além disso, verifique quais novos canais de vendas digitais podem ter se estabelecido em relação ao ano anterior.

 

5) Garanta a estabilidade da infraestrutura de TI

Para evitar a perda de vendas, sua loja online deve suportar tráfego e ocupação mais altos durante os dias de desconto. 

Verifique o próprio sistema da loja online e todos os sistemas conectados a ele com antecedência para garantir estabilidade e escalabilidade. 

É melhor discutir com seu host se uma extensão de servidor faz sentido para você. O anfitrião pode analisar o número de acessos para esses dias especiais e avaliar até que ponto há necessidade de ação.

 

E principalmente não se esqueça disso

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  • Foque no consumidor abrindo canais de atendimento com plataformas automatizadas, por exemplo: Whatsapp Bot;
  • Ofereça ofertas e descontos excepcionais, mas, sobretudo, reais;
  • Não se esqueça de proporcionar aos seus clientes meios de pagamentos mais flexíveis e atuais como: parcelamento, boleto, pix e carteiras digitais;
  • Dê uma especial atenção aos prazos de entrega;
  • Ofereça conteúdos ricos, como fotos, vídeos, resenhas, feedbacks de clientes, unboxing etc.

 

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