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Automação de e-mail marketing com base em dados

Automação de e-mail marketing é uma das etapas mais importantes do processo do Inbound Marketing. Trata-se de um recurso específico que pode ser aplicado em várias etapas de uma estratégia de marketing. Com seu baixo custo e alta escalabilidade, essa estratégia resulta em um grande retorno sobre investimento (ROI) e com o acompanhamento certo pode […]

Publicado em: 4 de September de 2019

Automação de e-mail marketing é uma das etapas mais importantes do processo do Inbound Marketing.

Trata-se de um recurso específico que pode ser aplicado em várias etapas de uma estratégia de marketing. Com seu baixo custo e alta escalabilidade, essa estratégia resulta em um grande retorno sobre investimento (ROI) e com o acompanhamento certo pode trazer ótimos resultados.

Quer saber mais sobre automação de e-mail marketing como aplicá-la no seu negócio? Continue lendo este artigo e saiba tudo o que você precisa.

O que é automação de e-mail marketing?

Para entender, é preciso saber que ela é diferente de campanha de e-mail.

A campanha de e-mail consiste do disparo de uma única mensagem para toda uma lista de contatos. Pode haver variações dessa mensagem de acordo com a persona que você deseja atingir, mas não existe uma sequência pronta de e-mails que será enviada automaticamente. A newsletter representa bem esse tipo de estratégia.

Já a automação de e-mail marketing é composta de vários e-mails que podem focar em uma ou mais personas. Ao contrário da campanha de e-mail, nessa estratégia é possível programar uma sequência de e-mails enviados automaticamente, adicionar tags, acompanhar interações e criar alternativas para engajar o usuário de acordo com suas ações e comportamento.

Como você pôde ver, existem algumas diferenças entre essas estratégias que torna a automação de e-mail marketing mais eficaz, principalmente o fato automatizar totalmente esse serviço.

Por que automatizar a estratégia de e-mail marketing da sua empresa?

Atualmente a mentalidade dos clientes é muito diferente do que foi antigamente. Podemos dizer que eles estão cada vez mais certos do que querem e ignoram facilmente informações que não são de seu interesse.

A automação é necessária justamente para atingir o seu público-alvo no momento certo, e mesmo com todas as possibilidades de variação, evitar que sua mensagem seja ignorada.

Os principais benefícios da automação de e-mail marketing são:

  • Possibilidade de oferecer tratamento individualizado;
  • Nutrição de leads;
  • Fácil gerenciamento de contatos.
Como automatizar?

Para criar uma automação de e-mail marketing, é preciso pensar nas mensagens que você irá enviar e qual será seu objetivo. Para isso é preciso seguir uma sequência lógica capaz de guiar seu lead para a ação que você deseja:

  • Determine a persona que a mensagem se destina;
  • Segmente seus leads e crie listas;
  • Construa os e-mails da sua automação;
  • Construa o fluxo de automação;
  • Determine qual será o fim da automação e qual será o próximo passo.
Como saber se é a hora de adotar a automação de e-mail marketing?

Mesmo que os resultados das campanhas de e-mail marketing sejam positivos, há alguns problemas que indicam a necessidade de adotar a automação de e-mail marketing:

  • Dificuldade em gerenciar listas;
  • Grande quantidade de campanhas;
  • Problemas de contato com clientes;
  • Necessidade de acompanhamento de resultados.

Se você observa alguma dessas dificuldades na sua empresa, talvez seja hora de considerar uma mudança na sua estratégia.

Envie e-mail para seu cliente no momento certo!

Com essa ferramenta, a sua empresa terá melhores resultados e você atenderá as necessidades do seu público-alvo no momento certo. Esse artigo foi útil? Deixe um comentário e tire suas dúvidas. Veja também nosso infográfico com vários Dados impressionantes sobre e-mail marketing.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row disable_element=”yes”][vc_column][wwp_vc_breadcrumbs_dynamic show_home=”1″ show_parent=”1″ show_child=”1″ theme=”0″][/vc_column][/vc_row]

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