Vamos otimizar os resultados digitais do seu negócio?

Solicitar Orçamento

Fale com a gente e entenda o que podemos fazer pela sua empresa. Nós te responderemos dentro de 1 dia útil.

Gostaria de receber nossos e-mails personalizados com estratégias e materiais sobre marketing digital?*

5 plataformas de e-commerce para sua empresa

Nós iremos te guiar entre as principais plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, para que você escolha a que melhor se encaixa no seu perfil.
plataformas de e-commerce

Publicado em: 20 de August de 2021

Pretende abrir sua loja online, mas não sabe muito bem por onde começar? Fique tranquilo, nós iremos te guiar entre as principais plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, para que você escolha a que melhor se encaixa no seu perfil. Afinal, essa é uma das etapas mais importantes tanto para quem está começando quanto para quem quer abandonar de vez os marketplaces.

São essas plataformas que permitirão a criação da interface da loja e irão intermediar a administração da sua loja virtual. Assim, é imprescindível ter muita atenção ao contratar um fornecedor, principalmente porque, dentre as diversas opções, é importante utilizar uma em que você (enquanto empresa) possa confiar e que também transmita confiança para o consumidor do seu produto. 

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce?

Primeiro, se a sua empresa está começando, identifique o quanto do orçamento é possível destinar para as despesas com a plataforma em que o e-commerce será hospedado. Isso porque quanto maior o nível de personalização, maior o investimento necessário para obter o que se espera.

Por exemplo, plataformas que cobram preços mensais fixos por mês ou “pay to use” são um pouco mais engessadas, você utiliza apenas o que elas disponibilizam como funcionalidades. Dessa forma, se houver a necessidade de alguma personalização específica na sua loja não será possível fazê-la.

Uma boa alternativa é procurar plataformas onde você pode comprar os módulos necessários para construir seu e-commerce separadamente, assim, sua empresa fica mais independente e melhor estruturada.

Lembre-se de avaliar os recursos que você tem em mãos e os objetivos que a sua empresa busca alcançar.

As 6 melhores plataformas de e-commerce para montar sua loja virtual

Conheça a seguir quais são as melhores plataformas de e-commerce disponíveis no mercado para hospedar sua loja virtual.

1. Shopify

Esta plataforma é uma das mais populares entre as pessoas que estão começando no mundo do e-commerce. Inteiramente em português, ela oferece inúmeros templates prontos gratuitos e pagos para você montar a sua loja virtual e começar a vender imediatamente.

A Shopify possui planos mensais com preços variados, cabendo no bolso de empresas grandes e pequenas. Além disso, ela é uma plataforma extremamente robusta, assim, oferece grande parte das funcionalidades que você vai precisar:

  • E-commerce, com domínio próprio;
  • Botão comprar, que você pode inserir em qualquer site ou blog;
  • Canais de vendas, como nas redes sociais e marketplaces;
  • Pontos de vendas, lojas físicas, pop ups, etc;

Outro ponto positivo é que você pode experimentar a Shopify de graça por 14 dias, sem precisar fornecer os dados do seu cartão de crédito.

Como nem tudo são flores, a plataforma também possui seus lados negativos. Justamente por possuir uma mensalidade um pouco mais acessível, a disponibilidade das ferramentas são um pouco engessadas. Isso quer dizer que você terá acesso apenas às funcionalidades que a Shopify oferece, não é possível incluir outras, caso haja necessidade. O que não necessariamente é um problema.

2. WooCommerce

A WooCommerce funciona de maneira um pouco diferente das demais plataformas de e-commerce que também apresentaremos. Ela na verdade é um plug-in usado no WordPress (plataforma de criação de site) para criar lojas virtuais, por isso, é extremamente confiável e gera resultados consistentes.

Ela é uma plataforma bastante personalizável, isso porque permite o uso de várias extensões (ou módulos) gratuitas ou pagas, assim, atende qualquer que seja a sua necessidade. Perfeita para pequenas e grandes empresas, é a plataforma mais indicada pelos especialistas da GB Creative.

Nela é possível escolher exatamente as funcionalidades que você deseja disponibilizar para que a experiência do consumidor com o seu e-commerce seja a melhor possível.

3. Magento

A Magento funciona um pouco como a WooComerce, ambas são plataformas de e-commerce grátis que oferecem módulos (pagos e gratuitos) para que você construa sua loja virtual. Esta é uma plataforma segura e totalmente personalizável, provendo o suporte tecnológico necessário para que seu e-commerce possa crescer de forma sólida e escalável.

Os módulos, gratuitos e pagos, trazem para a sua loja virtual novas funcionalidades criadas por colaboradores de todo o mundo. Eles levam o e-commerce a um nível totalmente novo, sendo possível customizar todos os recursos existentes e criar novos, como por exemplo o módulo dos Correios e gerador de boleto eletrônico.

Atualmente, a Magento pertence à Adobe, conferindo ainda mais credibilidade para a plataforma.

4. VTEX

Esta plataforma é originalmente brasileira e atende grandes nomes do mercado, como C&A, Motorola e O Boticário. Ela também funciona através de planos personalizados para cada cliente, assim, cada cota possui uma taxa específica. Por ser uma plataforma cloud commerce (armazenamento em nuvem), ela garante que quedas por excesso de acessos não serão uma realidade que a sua loja virtual irá enfrentar se optar pela VTEX.

Como as demais plataformas que funcionam dessa maneira, a VTEX é responsável por toda a estrutura necessária para que os lojistas possam cadastrar seus produtos, integrar meios de pagamento, calcular frete, etc. Dessa forma, a empresa pode focar apenas com a venda de seus produtos no ambiente online.

Isso quer dizer que sua empresa terá acesso apenas às funcionalidades que a plataforma oferecer para as suas necessidades, eventuais personalizações extras não estão inclusas no pacote original.

5. Neemo

Esta é provavelmente a mais simples dentre as cinco plataformas de e-commerce, por isso, funciona apenas para comércios de entrega local e que estão começando o serviço de entregas via delivery.

A Neemo é bem completa e fácil de ser gerenciada, além de ser bastante amigável para os usuários que irão navegar pela loja. Porém a plataforma oferece poucas ferramentas de personalização para incluir funcionalidades extras e que podem ser necessárias, dependendo do seu tipo de negócio.

Implemente sua loja virtual com quem é especialista

Além de escolher a melhor plataforma, também é fundamental contratar uma empresa que é especialista em e-commerce para colocar a sua loja virtual para rodar e vender, é claro. 

Aqui na GB Creative temos profissionais preparados para desenvolver sua loja online e lançar seus produtos no mercado, através de estratégias de marketing digital.

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o seu negócio!

Conteúdos relacionados…

Comportamento do consumidor x SEO

Comportamento do consumidor x SEO

Entender a relação entre o comportamento do consumidor em relação ao SEO é fundamental para que qualquer ação de...

0 Comments