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4 pontos de análise na hora da interação com o cliente

Estamos vivendo um período ímpar no contexto global contemporâneo, uma pandemia que está obrigando grande parte das nações do mundo a mudarem seus hábitos cotidianos para evitar que ela se espalhe. Esta situação, por ser coletiva, afeta também a organização e ações das empresas, pois impacta na forma como o consumidor interage com os serviços […]

Publicado em: 24 de March de 2020

Estamos vivendo um período ímpar no contexto global contemporâneo, uma pandemia que está obrigando grande parte das nações do mundo a mudarem seus hábitos cotidianos para evitar que ela se espalhe. Esta situação, por ser coletiva, afeta também a organização e ações das empresas, pois impacta na forma como o consumidor interage com os serviços e mercadorias oferecidos pelas marcas. Dessa forma, como então reavaliar a interação com o cliente da sua empresa para adequar às necessidades criadas por esta circunstância adversa?

Antes de prosseguir, iremos partir do pressuposto de que você tem consciência da importância que o marketing possui para as empresas. Isso porque, é sabido o quão fundamental é zelar pela imagem da empresa perante as pessoas com o qual ela se comunica. Assim, não se torna necessário dizer que, numa situação como a que estamos vivenciando, seu time de relacionamento deve ter especial atenção.

 

  • Reveja sua abordagem

Diante de condições que não são favoráveis, uma das ações mais aconselhadas é avaliar se a abordagem que a comunicação da sua empresa está seguindo é apropriada para a situação. Por exemplo, nesse cenário de quarentena, alguns serviços de streaming disponibilizaram seus catálogos para serem acessados por não-assinantes. Esse tipo de ação ajuda a fortalecer a imagem dessas empresas, já que é uma forma de propagar os serviços prestados por elas, fazendo bom uso de uma situação desfavorável. Oferecer de forma gratuita um serviço originariamente pago é apenas uma forma de rever a abordagem da sua marca.

 

  • Aproveite seus pontos fortes 

Uma forma de pensar nas novas abordagens do tópico anterior é analisar e aproveitar seus pontos fortes. Observe o cenário ao seu redor, se atente às necessidades que surgiram com a nova conjuntura e compare com o que a sua empresa pode oferecer. Aqui podemos citar o caso dos artistas brasileiro que, impossibilitados de realizar shows por conta do isolamento social, estão performando de suas casas através do Instagram. Além disso, também estão se organizando em iniciativas que imitam a programação de um festival, porém no ambiente virtual. Estas ações beneficiam tanto as pessoas, que passam então a ter conteúdo para se entreter em casa, quanto para as bandas e cantores, que conseguem reforçar a sua marca, mesmo longe dos palcos.

 

  • Pense sempre no seu público

O que muitos especialistas estão dizendo nesse momento é que: não é o momento de vender. A gente sabe que para o seu negócio se manter as vendas são necessárias, mas no contexto de uma pandemia mundial as pessoas tem outras prioridades como: priorizar a sua saúde, a saúde de sua família, e em alguns modelos de negócios, a resolução de problemas em modo Home office, como cuidar da prevenção contra o vírus ou como se entreter no confinamento. É importante que os conteúdos gerados pelo seu negócio sacie a dor do seu público antes de qualquer coisa, criando assim um consumidor admirador da sua marca.

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